Quer saber como passar em Medicina de primeira? Veja 12 dicas!

Muitos alunos que estão prestando o Enem ou o vestibular se perguntam: como passar em Medicina de primeira? Afinal, a concorrência é acirrada, então, como se preparar para tirar uma nota alta e ter aprovação? Bem, não há uma fórmula mágica, mas uma coisa é certa: uma boa preparação faz toda a diferença!

A boa notícia é que com uma boa organização da rotina e as melhores estratégias para o seu cronograma de estudos, dá para assimilar bem as matérias e fazer uma boa redação.

Quer saber quais táticas adotar para conseguir a tão sonhada vaga no curso de Medicina? Então, venha com a gente e veja as 12 dicas que reunimos para você e confira os erros mais comuns que podem atrapalhar sua aprovação!

As 12 melhores dicas para passar em Medicina de primeira

Basicamente, sua aprovação depende de organização, estratégia e motivação. Confira nossas 10 dicas para se dar bem!

1. Tenha um bom cronograma de estudos

Ter um cronograma de estudos é o primeiro pré-requisito para passar em Medicina. Afinal, ele é indispensável para que você consiga dividir o tempo disponível e separar as disciplinas e conteúdos que você deve ver até a data dos vestibulares.

Sem o cronograma, é bem mais difícil dar conta da quantidade de assuntos a serem vistos e ainda encaixar um ciclo de revisão antes das provas. Vale a pena montar o seu!

2. Domine conceitos básicos

Nós sabemos que há muita coisa para estudar, e quanto maior o número de temas que você conseguir explorar, melhor! Porém, se você dominar os conceitos básicos de cada disciplina, já terá uma boa chance de acertar algumas questões, além de ter mais facilidade para assimilar conteúdos mais difíceis depois.

Então, organize seu cronograma de modo que o primeiro ciclo de estudos seja dedicado às matérias mais básicas de cada disciplina.

3. Conheça bem os vestibulares

Os vestibulares costumam variar um pouco em cada instituição de ensino superior, tanto no que diz respeito à sua estrutura quanto à abordagem pedagógica. Por exemplo, você já deve ter ouvido falar que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem um estilo de questões que valoriza a interpretação de texto e o senso crítico do estudante e, mais do que a memorização de fórmulas.

Já outros vestibulares têm uma exigência bem maior de conteúdo “bruto”, podendo dar importância a detalhes como datas e nomes específicos. Conhecer essas particularidades faz muita diferença na sua preparação, então, a dica é realizar as provas anteriores dos vestibulares que você quer prestar para se familiarizar com eles.

4. Dê preferência aos conteúdos mais relevantes

Há muitos tópicos que você vai precisar estudar e, como o tempo é curto, o importante é ver o que é mais relevante, ou seja, aquilo que tem mais chance de cair. Para isso, faça um levantamento dos assuntos mais cobrados, pesquisando as provas anteriores. Assim, foque nesse conteúdo.

Leia também:  Práticas clínicas: 4 dicas para saber entre hospitais ou consultórios

É claro que é preciso repassar todos os temas, de todas as disciplinas, mas dá para dedicar mais horas àqueles com maior probabilidade de aparecerem na prova.

Além das matérias, tire um período do dia para acompanhar as notícias nacionais e internacionais. Afinal, esse tipo de assunto geralmente é pedido nas questões e também pode ajudá-lo a se sair melhor na redação.

5. Adote o hábito de fazer resumos

Os alunos que buscam dicas de como passar em Medicina de primeira precisam criar o hábito de fazer resumos. Dessa maneira, é viável absorver melhor os temas, extraindo de cada conteúdo aquilo que é mais importante. Além disso, você pode colar seus resumos em paredes ou quadros de aviso, a fim de reforçar a memória visual.

Sem contar que, ao elaborar esquemas simplificados para o conteúdo, você pratica uma revisão, o que ajuda a ganhar tempo nessa maratona.

6. Não encare os estudos como uma obrigação

Tem que ter muita disposição para estudar para o vestibular de Medicina! Por isso, procure ter outra perspectiva sobre essa atividade: tenha em mente que é algo que faz parte do seu dia a dia, e não uma obrigação cansativa.

Quando estiver muito difícil de manter o foco, respire fundo, coloque sua música preferida ou busque formas mais interativas de estudar, como podcasts e videoaulas que você encontra no YouTube. A tecnologia é uma grande aliada nessa hora.

7. Mantenha uma boa regularidade para aprender

É necessário que os estudos para o vestibular se tornem um hábito, então, desenhe uma rotina com os horários para fazer as leituras e os exercícios e tenha disciplina de cumprir o que foi proposto.

Com isso, você se acostuma a estudar, entra no ritmo e consegue ter concentração para absorver as matérias e ser aprovado no vestibular de Medicina.

8. Prepare o seu psicológico

Também é indispensável cuidar da sua saúde mental nesse processo de estudos, o que vai exigir bastante de você. Apesar de todo o seu esforço para assimilar bem o conhecimento, entenda que você está disputando um vestibular muito concorrido. Portanto, mesmo que não passe de primeira, não quer dizer que não se dedicou.

O importante é não deixar de incluir as faculdades particulares nos seus planos de fazer a graduação em Medicina: você vai encontrar uma ótima infraestrutura e professores qualificados para concretizar seu sonho de carreira. Além disso, pensando assim, você alivia a pressão no lado psicológico. Afinal, com as entidades privadas na sua lista, a caminhada até a matrícula pode ser menos dolorosa.