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Escritório da Cidadania Promove Inclusão e Diversidade no Ensino Superior 

Escritório da Cidadania Promove Inclusão e Diversidade no Ensino Superior 

Inclusão

Fomentar a discussão crítica sobre temas sociais complexos, como inclusão e diversidade, é o primeiro passo para reduzir comportamentos sociais preconceituosos e discriminatórios. Visando mudar esse cenário, docentes do curso de Serviço Social do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) desenvolveram o “Escritório da Cidadania em Movimento”, um projeto de extensão destinado ao debate de pautas relevantes para a comunidade, no qual, a cada semestre, são levantadas diferentes temáticas, como diversidade de gênero, etarismo e direitos humanos, para serem discutidas entre discentes e docentes da instituição. 

Neste semestre, o projeto utiliza como base para suas discussões a Política Nacional de Educação Especial (PNEE), que garante o direito à educação inclusiva e de qualidade para as pessoas com deficiência (PcD) no Brasil, aplicando-a dentro da perspectiva da Educação Inclusiva, que exige uma postura pedagógica acolhedora, em que a diferença é notada, mas não se transforma em desigualdade. 

A Educação Inclusiva provoca a eliminação de qualquer tipo de barreira, sejam elas arquitetônicas, metodológicas, instrumentais ou, principalmente, atitudinais. “Precisamos entender que a discussão da inclusão não é uma responsabilidade do sujeito se adaptar a uma determinada padronização social. A sociedade precisa mudar sua mentalidade e entender esse sujeito em suas diferenças, sem torná-los desiguais”, explicou a professora doutora Daniele do Val, uma das responsáveis pelo projeto. 

Nesse contexto, o “Escritório da Cidadania” vem realizando uma série de bate-papos em formato de podcast, abordando temas relacionados à inclusão e diversidade no meio acadêmico. O intuito do projeto é não só levantar o debate e a crítica sobre temas sociais complexos, mas também estimular o pensamento em estratégias para enfrentar tais situações no meio profissional e no exercício da cidadania. 

As discussões levantadas em cada podcast também buscam trazer uma visão subjetiva dos cidadãos que enfrentam essas situações. Em um dos episódios, por exemplo, estiveram presentes alunos que possuem algum tipo de transtorno de aprendizagem, expondo suas experiências e abrindo espaço para o pluralismo didático e o respeito à diversidade, promovendo um debate que contribua para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa dos direitos humanos. 

De acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, realizada em 2007 na cidade de Nova York, “adotou-se a expressão ‘pessoa com deficiência’, sob a máxima: ‘nothing about us without us’ — Nada Sobre Nós, Sem Nós -, que refletia os anseios dos deficientes em romper com as políticas, tutelar e assistencialista, que impediam a autonomia dos deficientes, colocando-os como coadjuvantes em suas próprias vidas”. 

A professora Maria Cecília Gama afirma que “a ideia é alcançar uma pedagogia mais libertária, onde os sujeitos dessa pedagogia, professores e alunos, são colocados de forma mais horizontal, mais igualitária, com mais troca de entendimentos e leituras de mundo”. 

Normalmente, esse é um assunto debatido nos ensinos fundamental e médio, onde existem legislações e normas que obrigam a existência de salas de aula inclusivas e professores capacitados para lidar com as diferenças. Contudo, essa obrigatoriedade não se reflete nas universidades. “Há uma recomendação e um debate crítico importantes, mas nem todas as instituições de ensino superior estão preparadas ou adaptadas para oferecer esse suporte aos alunos. Aqui no UniFOA, temos isso. A inclusão é levada a sério”, destacou Daniele do Val. 

Por ser um tema transversal e presente em diferentes áreas, a ideia de trazer a pauta da “Educação Inclusiva” para a conversa é pensar em como a educação no nível superior também precisa estar preparada para receber alunos que apresentem algum tipo de deficiência ou transtorno de aprendizagem. 

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Informações da publicação
Atualizado em 17/09/2025
Publicado em 23/10/2024
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