Saiba como está o mercado de trabalho para Nutrição

A preocupação com a saúde e qualidade de vida faz com que, cada vez mais, as pessoas busquem uma alimentação saudável. Mas essa não é tarefa fácil, diante de tantos produtos industrializados e facilidades dos fast-foods.

Nesse contexto, ganha destaque a procura pelos serviços do nutricionista que, de acordo com as características do paciente, elabora um cardápio adequado. Além da área clínica, o profissional pode também fazer orientação e acompanhamento nutricional de atletas.

No entanto, essas são apenas algumas das oportunidades para essa carreira. Neste post mostramos as áreas de atuação e o mercado de trabalho para Nutrição. Confira e veja como essa graduação pode ser a melhor escolha para você!

Quais são as características de um nutricionista?

nutricionista estuda as propriedades nutricionais dos alimentos e utiliza esses conhecimentos para auxiliar as pessoas a modificarem ou melhorarem hábitos alimentares. Portanto, ele está preparado para prescrever e acompanhar dietas. O foco é sempre associar um cardápio equilibrado para a promoção da saúde.

Nesse trabalho, é preciso que o profissional:

• goste de trabalhar com pessoas;
  • seja empático para conseguir se colocar no lugar do paciente e entender suas necessidades;
  • tenha flexibilidade para atender diferentes demandas e tipos de público;
  • seja comunicativo;
  • saiba como motivar seus pacientes a não desistirem das dietas para que o resultado seja alcançado;
  • esteja sempre atualizado em sua área.
Leia também:  Solucione as suas dúvidas sobre o que é Ciências Biológicas!

Como está o mercado de trabalho para Nutrição?

O mercado de trabalho para essa carreira está em alta, principalmente pelo aumento da obesidade. Um levantamento do Ministério da Saúde mostrou que a obesidade no Brasil evoluiu de 11,8% para 19,8% entre os anos de 2006 e 2018.

Esse dado mostra que é preciso adotar cardápios mais saudáveis não só na casa da pessoas, mas também em escolas, empresas, hotéis e restaurantes. Por isso, o trabalho do nutricionista é fundamental.

Áreas de atuação

Acompanhe abaixo as áreas em que o nutricionista pode atuar:

• clínica — atendimento a pacientes para elaborar e orientar uma alimentação específica. É a área para quem quer empreender, ou seja, abrir o próprio consultório;
  • nutrição hospitalar — elaboração de cardápios para pacientes e supervisão de equipes da cozinha industrial de hospitais e clínicas médicas;
  • nutrição em saúde coletiva — trabalho no setor público com comunidades, asilos, escolas, unidades básicas de saúde e programas de saúde da família;
  • alimentação coletiva — elaboração de cardápios e supervisão de equipes da cozinha de indústrias, restaurantes, hotéis e spas;
  • nutrição esportiva — elaboração de plano alimentar para atletas e equipes com o objetivo de melhorar a performance;
  • indústria de alimentos — o nutricionista pode trabalhar no controle de matérias-primas, rotulagem de produtos, testes em cozinhas experimentais, entre outras atribuições.

Como escolher a melhor faculdade para essa graduação?

Se você se interessa pela carreira de Nutrição, precisa escolher uma instituição de ensino superior (IES) bem avaliada pelo Ministério da Saúde (MEC).