O que é e para que serve o Coeficiente de Rendimento em IES?

Você já ouviu falar em Coeficiente de Rendimento (CR)? Sabia que ele é muito importante para sua vida de universitário? Pois já podemos adiantar: é por meio do CR que seu desempenho acadêmico é avaliado ao final de cada período letivo e é calculado com base no histórico escolar dos estudantes.

Para entender melhor como esse coeficiente é calculado e qual a importância de obter índices positivos, basta continuar acompanhando os próximos tópicos! Vamos lá?

Como é calculado o Coeficiente de Rendimento?

Todos os semestres, seu coeficiente é calculado a partir de 2 indicadores principais:

1. a carga horária total de cada disciplina cursada;
  2. sua nota final nessas matérias, de acordo com os registros do histórico escolar.

Na composição desse cálculo são incluídas também as disciplinas cursadas em regime de recuperação, seja pelo não atingimento da média mínima necessária para aprovação ou pela reprovação por frequência. O resultado final varia entre 0 e 10, não havendo arredondamento de casas decimais — tanto para cima quanto para baixo.

Além disso, disciplinas trancadas ou cursadas em outras Instituições de Ensino Superior (IES) não são consideradas para o cálculo do coeficiente, tampouco o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e eventuais atividades extracurriculares.

Por que é importante manter um bom CR?

De modo geral, o Coeficiente de Rendimento permite que a universidade crie um ranking com os alunos que obtiveram os melhores índices de aproveitamento nas disciplinas cursadas ao longo dos semestres. Quer saber para que exatamente esse ranking serve? Confira a seguir algumas das principais vantagens que um bom índice pode trazer para sua vida acadêmica e sua trajetória profissional!