O que é uma clínica-escola e como auxilia no treinamento profissional?

O aprendizado teórico é importante na graduação, porém só ele não é suficiente para preparar o estudante para o mercado de trabalho. No caso de profissões da saúde, é interessante escolher uma faculdade que tenha uma clínica-escola.

Dessa maneira, o aluno vivencia a prática da carreira, atendendo de verdade os pacientes. Quer entender melhor quais as características desses espaços e como funcionam os atendimentos? Confira nosso post e descubra ainda as vantagens de aprender na clínica-escola!

O que é uma clínica-escola?

É um ambiente preparado para que sejam realizados atendimentos de saúde para a comunidade interna e externa da instituição de ensino. Essa é a forma de a faculdade, além de oferecer um treinamento profissional para alunos de Odontologia e outros cursos, atender às pessoas gratuitamente.

Com isso, o atendimento em clínica-escola acaba fazendo parte da grade curricular do curso, sendo uma oportunidade para os estudantes da área da saúde atenderem pacientes na prática.

Como funcionam os atendimentos?

É importante destacar aqui que todos os atendimentos e procedimentos realizados pelos alunos têm a supervisão de um professor da área. Afinal, eles estão aprendendo e precisam tirar suas dúvidas.

Assim, torna-se uma experiência para saber como atender os pacientes, lidar com materiais e outros instrumentos e conhecer diferentes casos clínicos. Para um estudante de Medicina, por exemplo, essa é a possibilidade de viver uma rotina igual àquela que ele vai encontrar quando ingressar, de fato, no mercado de trabalho.