O que precisa levar para o Enem? 6 itens que você não pode esquecer!

Você está se preparando para prestar o Enem, mas ainda não sabe ao certo o que é preciso levar no dia da prova? É muito importante se planejar, já que existem algumas regras que não podem passar despercebidas pelos candidatos.

A principal recomendação da banca organizadora é chegar com antecedência ao local da avaliação para não correr riscos de atrasos ou imprevistos. Também é preciso se preocupar com a documentação e com outros utensílios, como caneta preta para realizar o exame.

Ainda está em dúvida sobre o que precisa levar para o Enem? Acompanhe a seguir e confira 6 itens que você não pode esquecer!

Saiba o que precisa levar para o Enem

O dia da realização do Enem está se aproximando e, com isso, os candidatos devem se preparar para evitar surpresas na véspera da prova. Existem alguns itens obrigatórios necessários para fazer a avaliação, como a documentação pessoal e o cartão de inscrição.

Caso você não tenha seu documento devido à perda, roubo ou extravio, será preciso realizar um boletim de ocorrência até, no máximo, 90 dias antes do exame. Sem o documento, o candidato pode ficar impossibilitado e perder a oportunidade de prestar o Enem.

Até porque a avaliação ocorre apenas uma vez no ano. Com a nota, é possível se inscrever em programas educacionais e em vestibulares de instituições de ensino superior nacionais, tanto públicas quanto privadas. Ou seja, o Enem é uma etapa muito importante para os alunos que estão saindo do Ensino Médio.

No entanto, por falta de atenção e cuidado, alguns candidatos podem acabar levando itens e objetos que não são permitidos pela banca organizadora. Por isso mesmo, é extremamente necessário entender o que pode e o que não pode levar no dia do exame.

Leia também:  Vale a pena fazer uma iniciação científica na faculdade?

Você pode entender melhor sobre as regras e outras informações diretamente no edital do Enem. Para ajudar você nessa tarefa, listamos a seguir o que é preciso levar no grande dia!

1. Documento pessoal

É fundamental portar um documento de identidade oficial com uma foto atualizada. São válidos os seguintes documentos:

• cédula de identidade (RG);
  • identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;
  • Carteira de Trabalho;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira de Estudante, crachás, entre outros, não são aceitos como documentos oficiais.

2. Caneta preta

A caneta para marcar as respostas das questões do Enem deve ser na cor preta e com material transparente. É muito importante atentar para esse detalhe, pois caneta de outra cor não será aceita,

3. Lanches

Outro item que não pode faltar é o lanche, já que a prova tem duração de até 5h30. O ideal é optar por alimentos nutritivos, como sanduíches naturais, frutas, sucos, barrinha de cereal, entre outros. Além disso, é recomendado comer antes da avaliação, por exemplo, um almoço leve.

O prato para essa refeição deve garantir o consumo adequado de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais. Durante o Enem, os lanches dos candidatos podem ser vistoriados pelo fiscal.