O que precisa levar para o Enem? 6 itens que você não pode esquecer!

Você está se preparando para prestar o Enem, mas ainda não sabe ao certo o que é preciso levar no dia da prova? É muito importante se planejar, já que existem algumas regras que não podem passar despercebidas pelos candidatos.

A principal recomendação da banca organizadora é chegar com antecedência ao local da avaliação para não correr riscos de atrasos ou imprevistos. Também é preciso se preocupar com a documentação e com outros utensílios, como caneta preta para realizar o exame.

Ainda está em dúvida sobre o que precisa levar para o Enem? Acompanhe a seguir e confira 6 itens que você não pode esquecer!

Saiba o que precisa levar para o Enem

O dia da realização do Enem está se aproximando e, com isso, os candidatos devem se preparar para evitar surpresas na véspera da prova. Existem alguns itens obrigatórios necessários para fazer a avaliação, como a documentação pessoal e o cartão de inscrição.

Caso você não tenha seu documento devido à perda, roubo ou extravio, será preciso realizar um boletim de ocorrência até, no máximo, 90 dias antes do exame. Sem o documento, o candidato pode ficar impossibilitado e perder a oportunidade de prestar o Enem.

Até porque a avaliação ocorre apenas uma vez no ano. Com a nota, é possível se inscrever em programas educacionais e em vestibulares de instituições de ensino superior nacionais, tanto públicas quanto privadas. Ou seja, o Enem é uma etapa muito importante para os alunos que estão saindo do Ensino Médio.

No entanto, por falta de atenção e cuidado, alguns candidatos podem acabar levando itens e objetos que não são permitidos pela banca organizadora. Por isso mesmo, é extremamente necessário entender o que pode e o que não pode levar no dia do exame.

Leia também:  Descubra quais são as profissões em alta para e planeje sua carreira

Você pode entender melhor sobre as regras e outras informações diretamente no edital do Enem. Para ajudar você nessa tarefa, listamos a seguir o que é preciso levar no grande dia!

1. Documento pessoal

É fundamental portar um documento de identidade oficial com uma foto atualizada. São válidos os seguintes documentos:

  • cédula de identidade (RG);
  • identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;
  • Carteira de Trabalho;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira de Estudante, crachás, entre outros, não são aceitos como documentos oficiais.

2. Caneta preta

A caneta para marcar as respostas das questões do Enem deve ser na cor preta e com material transparente. É muito importante atentar para esse detalhe, pois caneta de outra cor não será aceita,

3. Lanches

Outro item que não pode faltar é o lanche, já que a prova tem duração de até 5h30. O ideal é optar por alimentos nutritivos, como sanduíches naturais, frutas, sucos, barrinha de cereal, entre outros. Além disso, é recomendado comer antes da avaliação, por exemplo, um almoço leve.

O prato para essa refeição deve garantir o consumo adequado de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais. Durante o Enem, os lanches dos candidatos podem ser vistoriados pelo fiscal.

Leia também:  Primeiro plantão médico: 6 dicas para se dar bem

4. Garrafa d’água

É fundamental levar a sua própria garrafa d’água para não ter que se levantar com frequência toda as vezes que sentir sede. Inclusive, não são todos os locais de prova que contam com bebedouros, por isso, é bom se planejar e separar a sua garrafa com antecedência.

5. Máscara e álcool em gel

Embora não seja mais obrigatório, é interessante que os participantes levem máscara facial para evitar contaminações e álcool em gel para higienizar as mãos. Vale a pena levar duas ou mais máscaras, pois a prova é de longa duração.

6. Número de inscrição

O candidato também deve levar o cartão de confirmação com o número de inscrição no Enem. Ele é disponibilizado no Portal do Enem, geralmente 20 dias antes das provas. O acesso ao cartão é de responsabilidade do participante, que deve conferir se o documento apresenta a língua estrangeira escolhida e o pedido de certificação do Ensino Médio.

Descubra o que não levar para o Enem

Existem diversos objetos que não podem ser levados pelos candidatos no dia da avaliação, como:

  • acessórios — óculos escuros, boné, chapéu, tiaras, gorros, pulseiras, colares e brincos;
  • materiais escolares — lápis, lapiseira, apontador, régua, borracha, caneta com material não transparente, livros e anotações;
  • equipamentos eletrônicos — tablet, calculadora, notebooks, chaves com alarme, gravador, pen drive, mp3, relógio, transmissores de dados e mensagens.

Os celulares podem ser levados pelos participantes, desde que estejam desligados e sejam colocados no envelope porta-objeto fornecido pelo aplicador do Enem. O envelope deve ser lacrado e identificado, desde o início da entrada na sala até a saída definitiva do local.

Leia também:  5 dicas de como evitar procrastinação nos estudos

Qualquer tipo de notificação em relação ao porte de aparelhos proibidos é motivo para a eliminação no Enem. Também não é permitido fazer a prova portando armas de qualquer espécie.

Além de saber quais são os objetos que não podem ser levados no dia do Enem, é preciso se planejar muito bem para não se comprometer negativamente. Você deve, por exemplo, ser pontual e sair de casa com antecedência, já que a banca organizadora não tolera atrasos.

Apesar de não exigir esforço físico, ir para o Enem sem ter se alimentado pode acabar gerando mal-estar. Inclusive, uma indigestão no momento do exame também pode atrapalhar o seu resultado. A indicação, portanto, é se alimentar de maneira bem equilibrada.

Alguns dias antes, consulte o local exato que você fará o Enem e confira o endereço completo para não se perder no caminho. Se possível, visite a localização e anote todas as informações, como número, prédio e sala.

Agora que você já sabe o que precisa levar para o Enem, tenha bastante atenção aos itens proibidos para não se prejudicar no dia da avaliação. Com isso, você tem mais chances de fazer uma boa prova, sem riscos de impactar o seu desempenho e o de outros candidatos.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e confira também 7 dicas para ficar zen e relaxar para o Enem!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas