O uso da tecnologia como meio de aprendizagem é tema de workshop no UniFOA

tecnologia

O uso da tecnologia como ferramenta para a Educação já é uma realidade, pois possibilita à melhoria de estratégias pedagógicas para ampliar o conhecimento. Embalado pelo projeto dos Estúdios FOA, que está sendo criado e é o novo investimento da instituição, o professor e responsável pelo setor de Marketing e Jornalismo da FOA/UniFOA, Alexis Aragão Couto, ministrou o workshop “Estratégias Pedagógicas com o uso de Podcast”, que considerou a primeira ação de divulgação do novo empreendimento.

O evento foi realizado na primeira semana deste mês, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços, e faz parte da programação da 5ª Semana de Formação Continuada do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, que objetiva atualizar os docentes para o retorno às aulas.

Alexis é egresso do Mestrado do UniFOA, quando desenvolveu o tema “Metodologias Ativas no Ensino de Conteúdos Morfofuncionais: uso do Podcast como Ferramenta”, e continua a desdobrar as estratégias de ensino com o uso de tecnologias. O estudo por meio de tecnologias digitais amplia as metodologias do aprendizado, com inovação e técnicas modernas, através da realização de podcasts, vídeos e áudios que serão produzidos nos Estúdios FOA.

“Temos espaços de aprendizagem preparados para a utilização de recursos digitais que, inclusive, estão em fase de ampliação, recebendo novos investimentos com foco na diversificação das estratégias pedagógicas”.

Estúdios FOA e o uso da tecnologia na Educação

Para que pudesse ser efetivado, o projeto ‘Estúdios FOA e Aprendizagem por meio de Tecnologias Digitais’ contou com a parceria dos professores Alexis Aragão e Gildo Bernardo, pedagogo do Centro de Aprendizado e Inovação Pedagógica – Caip, além da importante colaboração da reitora do UniFOA, Ivanete Oliveira. Após muitos estudos e pesquisas, eles planejaram e elaboraram o projeto.

Leia também:  UniFOA marca presença no 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica

“O projeto prevê o acolhimento de professores e a ampliação de conhecimentos dos alunos, com a tecnologia sendo o meio para esses fins. Precisamos criar uma interface com os acadêmicos dentro dos Estúdios FOA, uma vez que o Centro Universitário possui inúmeras ações e projetos que podem ser impulsionados com os novos investimentos da Fundação”.

A ideia é os alunos aprenderem essas técnicas com as ferramentas mais modernas do mercado e esta oficina foi a primeira ação concreta dos Estúdios FOA.

“Vamos trabalhar com a expectativa de resultados e este foi apenas o primeiro passo, pois estamos prevendo uma série de ações pelos Estúdios, para que possamos integrá-lo à instituição, explorar o conhecimento e efetivar a educação na FOA. Os professores vão avaliar as atividades e saberemos se os alunos estão aprendendo mais por meio de podcast, vídeos e áudios. Enfim, se os Estúdios FOA estão ajudando a melhorar a aprendizagem”, salientou Alexis.

A receptividade e credibilidade dos professores que participaram do workshop foi muito positiva e alguns já procuraram o setor de Marketing para poder testar algumas ideias.

“Neste workshop os professores puderam racionar, através de várias atividades, e conseguiram perceber a dimensão do alcance da aplicação das novas tecnologias. Em breve os novos investimentos estarão disponíveis para todo centro universitário”, finalizou Alexis.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas