Educação empreendedora sustentável é tema de oficina para docentes

sustentável

Na tarde da última sexta-feira (02), o Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA promoveu duas oficinas sobre a educação empreendedora sustentável e seus impactos na sociedade. Elas fizeram parte da 5ª Semana de Formação Continuada do Centro Universitário, com intuito de capacitar seus docentes para o retorno das aulas. As duas oficinas foram ministradas pela professora do curso de Publicidade e Propaganda, Clarisse Netto, em parceria da Sthem Brasil, que capacitou os professores responsáveis pela formação continuada.

A iniciativa faz parte do Programa de Formação Sthem Brasil, no qual participaram os professores: Andre Barbosa Vargas, Carolina Hartung Habibe, Clarisse Netto de Rezende, Italo Pinto Rodrigues, Koffi Djima Amouzou, Lucimeire Cordeiro da Silva e Maria das Graças da Silva Lima, entre maio e dezembro do ano passado.

O tema sobre educação empreendedora sustentável foi abordada com base na ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que é uma série de objetivos idealizados pela ONU – Organização das Nações Unidas que visam transformar o crescimento social e econômico alinhado às políticas de sustentabilidade. Ao todo, são 17 objetivos estabelecidos dentro desse planejamento, que são:

  1. Erradicação da pobreza;
  2. Fome zero;
  3. Saúde e bem-estar;
  4. Educação de qualidade;
  5. Igualdade de gênero;
  6. Água limpa e saneamento;
  7. Energia acessível e limpa;
  8. Empregabilidade e crescimento econômico;
  9. Inovação industrial;
  10. Menos desigualdade social;
  11. Urbanização sustentável;
  12. Consumismo responsável;
  13. Combate ao aquecimento global;
  14. Conscientização sobre a vida marítima;
  15. Conscientização sobre a vida terrestre;
  16. Paz e justiça para instituições fortes;
  17. União de todos os países em prol dos objetivos.
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Com prazo para serem cumpridos para a Agenda 2030, o conceito inserido nessas metas é do desenvolvimento humano a partir da criação de novas oportunidades, dentro dos princípios ambientais e que preservam a vida do planeta. A partir desse apanhado de missões, a ODS busca engajar todos os principais atores desse processo para a transformação de um mundo melhor, que incluem líderes políticos e, certamente, toda a sociedade.

A educação é primordial nessa trajetória inovadora, pois é por meio da disseminação do conhecimento que esses objetivos serão conhecidos e quais são os caminhos necessários para concluí-los. Clarisse Netto, responsável pela oficina que debateu sobre os futuros impactos sobre o tema, reforçou que as inovações sustentáveis dependem muito do poder educacional presente praticamente em todas as etapas da vida:

“O desenvolvimento sustentável impacta positivamente em todos nós. Sem a educação, encontramos muitas barreiras para implementá-lo, pois ela influencia em toda uma cadeia futura que interfere nesse aspecto do crescimento social”.

Durante as oficinas, todos os professores presentes foram capacitados para levar esse aprendizado até os estudantes, dentro da sala de aula. Além do conhecimento transmitido dentro do ambiente acadêmico, os projetos integrados e de extensão são duas das alternativas para colocar em prática todos esses objetivos traçados:

“Através da prática conseguimos melhorar o entendimento dos nossos discentes e, principalmente, tirar projetos do papel e levá-los até as comunidades, tanto acadêmicas como sociais. Dentro de todo esse planejamento estamos tentando promover um mundo melhor para as gerações futuras”, concluiu Clarisse, incentivando aplicações práticas por meio da educação inserida nos tópicos sustentáveis.

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Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

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