Educação antirracista é tema na 5ª semana de formação continuada

educação

Na noite de ontem (01/02), o Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA realizou a palestra “Por uma Educação Antirracista”, no Auditório William Monachesi, em Três Poços. O evento, mediado pela reitora Drª Ivanete Oliveira e apresentado pela Drª Érica Bispo, fez parte do 1º dia da 5ª Semana de Formação Continuada. Além disso, os professores do Centro Universitário participantes do consórcio Sthem Brasil/UniFOA promoveram capacitações sobre processos inovadores que devem ser inseridos nos currículos dos cursos.

De acordo com dados divulgados pelo Jornal Nexo, em maio de 2018, a taxa de desocupação de pretos e pardos no país era de quase 15%, enquanto a de brancos não atingia 10%. Além disso, a taxa de renda média é maior entre os brancos em todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.

A palestra focou na conscientização sobre a importância de uma democracia racial a ser desenvolvida por meio da educação, desde os princípios educacionais mais básicos até a promoção de uma convivência com menos desigualdades. Salientou-se que os estudantes devem desenvolver competências que auxiliem no enfrentamento do racismo estrutural presente em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Dessa forma, os cidadãos do futuro estarão preparados para ser os representantes dos direitos sociais individuais e coletivos, em prol de uma sociedade mais igualitária em todos os âmbitos. Para Érica Bispo é preciso chamar a atenção para as desigualdades de gênero e raça nos espaços que ocupamos. De forma prática, a instituição que se quiser construir antirracista precisa criar estratégias ou políticas para equilibrar numericamente os grupos raciais nos espaços.

Leia também:  Em visita ao UniFOA, presidente da Unimed Volta Redonda oferece novas parcerias à Instituição

“É preciso chegar ao hospital e ver metade dos médicos negros, é preciso chegar a um restaurante e ver metade dos clientes negros. De modo geral, temos que trabalhar para reduzir a diferença quantitativa de raça no corpo docente da universidade”, declarou Drª Érica Bispo, grande defensora de uma sociedade mais justa racialmente.

Educação e tecnologia

Outra ação de formação docente foi capacitar os professores para a transição do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o Learning Experience Platform (LXP), que é uma ferramenta mais robusta que proporciona maior capacidade de inovação na prática pedagógica.

A formação continuada é uma tradição do UniFOA que visa preparar todos os docentes para o retorno das aulas, no sentido de que comecem o novo ciclo de aprendizados e ensinamentos da melhor forma possível.

As palestras têm como missão, enriquecer a competência docente a partir de reflexões sobre temáticas sociais relevantes e pertinentes inseridas na realidade acadêmica, a fim de que sejam debatidos entre professores e estudantes, dentro da formação de futuros profissionais e cidadãos idealizadores de um mundo melhor:

“Quando falamos sobre formação continuada, estamos falando sobre competências docentes nas dimensões humanas, teórico científicas e didáticas. Além disso, algumas discussões merecem mais espaço na sociedade atual, como a educação antirracista, pois precisamos nos ressignificar em relação às pequenas atitudes para a construção de mais equidade social”, declarou Drª Ivanete Oliveira, reitora do UniFOA, entusiasta de projetos sociais inovadores e transformadores dentro da sociedade.

Leia também:  Cancelamento digital: Os riscos e as consequências do boicote virtual  

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas