Odontologia Estética: quais possibilidades de atuação nessa área?

Quem não quer ficar com um sorriso bonito, com dentes branquinhos e equilibrados na boca, não é mesmo? O que pode parecer apenas vaidade, tem um efeito direto na saúde bucal e mental. Por esse motivo, a procura pela Odontologia Estética é alta.

Ou seja, é uma boa profissão para seguir carreira e garantir um futuro com a tão sonhada estabilidade econômica. Evidentemente, antes de uma especialidade nesse nicho, será preciso obter a graduação em Odontologia. Aliás, após concluir a faculdade, você terá várias opções para se especializar à disposição.

Bom, voltando à Odontologia Estética, ela corrige, recupera e modifica o aspecto dos dentes. Contudo, essa área abrange muito além da beleza. Afinal, muitas dessas técnicas de fato melhoram a saúde. Quer saber tudo sobre Odontologia Estética? Então, confira este post agora mesmo!

Como a Odontologia Estética se relaciona com a beleza?

Para escolher o curso ideal, não tem jeito: você vai ter que analisar as profissões que mais lhe interessam. Nesse sentido, se você gosta da área da saúde e tem interesse pelo mercado da beleza, a Odontologia Estética pode ser a melhor solução.

A participação da Odontologia na estética vem se intensificando, principalmente em razão do desenvolvimento tecnológico da profissão. Atualmente, as intervenções são menos invasivas e as matérias-primas estão mais sofisticadas.

Como consequência, o paciente colhe efeitos realmente impressionantes, que deixam uma aparência equilibrada, mas muito natural. Por exemplo: com o avanço da tecnologia 3D, cirurgiões-dentistas projetam e imprimem implantes dentários de titânio.

Ou seja, as chances de atender às expectativas dos pacientes aumentaram de forma muito expressiva. Com evoluções como essa, o público está cada vez mais confiante na Odontologia Estética. Afinal, esses profissionais oferecem elevado nível de segurança e resultado.

Leia também:  Como é o mercado de trabalho em Engenharia? Descubra agora!

Quais as intervenções de Odontologia Estética preferidas dos pacientes?

Das principais áreas da Odontologia, as que envolvem a estética são umas das mais procuradas pelos estudantes. Isso acontece por o ramo ser bem rentável e apresenta tendência de crescimento. E os pacientes? O que eles mais querem? Veja, a seguir, alguns dos tratamentos mais requisitados.

Clareamento dos dentes

O clareamento dos dentes é uma das intervenções que mais agradam aos pacientes. Nesse método, é feito um branqueamento. Além disso, existem várias técnicas de branqueamento, como a laser, por LED e até mesmo aquela feita em casa, sempre sob a supervisão do cirurgião-dentista.

Lentes de contato e porcelana

Mais um sucesso da Odontologia Estética são as lentes de contato ou de porcelana. Nesse caso, a técnica ajuda a melhorar falhas nos dentes, como manchas, coloração escura, fissuras e partes quebradas. Assim, esse procedimento corrige a cor e o formato dental.

Implantes dentários

Por sua vez, o procedimento de implante dentário serve para substituir dentes faltantes. Dessa forma, esse processo pode recuperar o sorriso deteriorado, seja pela idade, por algum acidente, ou doença.

Assim, os implantes (geralmente de titânio) são acoplados ao osso do maxilar, fazendo o papel de uma falsa raiz. Em seguida, as próteses de dentes são aparafusadas na estrutura.

Essa solução também contribui para a saúde, uma vez que melhora a mastigação e a digestão dos pacientes. Não seria incrível ajudar as pessoas a serem mais bonitas e a terem mais qualidade de vida ao mesmo tempo? Pense nisso!

Toxina botulínica

A toxina botulínica, que ficou famosa com o nome da marca Botox, também é aplicada na Odontologia Estética. Assim, com esse procedimento, é possível amenizar casos de sorriso gengival, quando a gengiva fica exposta com uma largura de mais de 3 milímetros.

Leia também:  Grupo de estudo: veja como você pode organizar o seu

Contudo, esse tratamento é temporário. Por isso, é preciso repor a substância a cada 4 ou 6 meses. Outra utilidade da toxina botulínica é a de suavizar os efeitos do bruxismo.

Essa doença faz com que a pessoa range os dentes, atritando o arco inferior com o superior. Como resultado, podem surgir problemas nos ossos da face, nos dentes e nas gengivas.

Quais são as vertentes de atuação dentro dessa especialidade?

As pessoas dão bastante importância à estética, mas essa não é a única preocupação em relação aos dentes. Ou seja, todo mundo precisa cuidar da saúde bucal. Até porque sentir dor de dente não é brincadeira. Quem já sentiu sabe!

Assim, os profissionais foram elevando o grau de conhecimento e de técnica. Com esse avanço, várias especializações da Odontologia hoje em dia proporcionam resultados de beleza e saúde ao mesmo tempo.

Por esse motivo, assim que você entrar na faculdade, já comece a refletir sobre as vertentes que mais combinam com o seu perfil profissional. Bom, caso se interesse pela Odontologia Estética, é só dar uma conferida no resumo logo a seguir!

Prótese Dentária

Apesar de não oferecer somente o efeito estético, a prótese dentária também apresenta soluções de beleza. Assim, com uma pós em Prótese Dentária, o estudante aprende a reconstruir os dentes parcialmente danificados ou então a substituir os dentes faltantes.

Isso interfere em todas as funções do sistema estomatognático dos pacientes. Por isso, esse tratamento confere mais saúde, bem-estar e melhor aparência.

Leia também:  Fique por dentro das principais especialidades da Medicina

Implantodontia

Mais uma possibilidade para sua carreira na Odontologia Estética é cursar uma pós em Implantodontia. Como já dissemos no início deste post, essa área é um sucesso, já que permite reabilitações praticamente perfeitas.

Além disso, o implante pode ser feito em recuperações individuais ou conjuntas de dentes. Desse modo, ele faz o mesmo papel de pontes e dentaduras, mas tem mais estabilidade e beleza.

Ortodontia

Originalmente, a Ortodontia não tem a estética como principal objetivo. Porém, independentemente disso, ela provoca profundos impactos na harmonia do sorriso.

Essa especialidade estuda o crescimento, o desenvolvimento e a evolução da face, dos arcos dentários e da oclusão — aquele movimento de encaixe do arco superior ao inferior.

Com uma pós em Ortodontia, o aluno se torna apto a fazer diagnósticos e a planejar o tratamento clínico nesse ramo do conhecimento.

Harmonização Orofacial

Por fim, nossa lista de opções em Odontologia Estética termina com a especialização em Harmonização Orofacial. Nesse caso, o profissional vai buscar o equilíbrio entre a fala, a mastigação e a respiração.

Com técnicas como a remodelagem óssea e a correção da posição dos músculos da face, esses especialistas melhoram todas as funções na região. Além disso, o tratamento proporciona o rejuvenescimento da pele.

Portanto, sim, a Odontologia Estética é uma área com muitas oportunidades para os profissionais. Afinal de contas, é possível melhorar a cor, a posição, o formato e até o tamanho dos dentes. E isso não traz apenas efeitos estéticos, mas também garante a saúde bucal das pessoas.

Quer saber mais detalhes sobre o curso de Odonto ou outros? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas