Quais são os cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas?

Se você se identifica com a área de Humanas e quer atuar em um campo de conhecimento dinâmico, interdisciplinar e voltado para as necessidades da sociedade, pode apostar nas Ciências Sociais Aplicadas.

São estudos voltados para a realidade humana — aspectos históricos, sociais, políticos, econômicos, conflitos, características culturais e comportamentais, desenvolvimento da sociedade etc. — com boas perspectivas profissionais.

Quer conhecer melhor a área? Acompanhe a seguir algumas opções de cursos e veja qual se encaixa melhor em seu perfil profissional!

Jornalismo

É uma área que permite a atuação como repórter, redator, editor, produtor e assessor de imprensa. É possível trabalhar em jornais, revistas, rádio, TV, internet, agências, assessorias, produtoras e empresas em geral. O jornalista pode ser profissional contratado, concursado ou ainda trabalhar como freelancer.

Ele apura fatos, escuta fontes e personagens, faz entrevistas, levanta dados, faz cobertura de eventos e produz conteúdo (reportagens, matérias, notas, posts etc.). Assim, precisa ter domínio da língua portuguesa, estar sempre atualizado, ser curioso e contestador e ter um bom relacionamento interpessoal.

A graduação em Jornalismo tem duração de 4 anos.

Publicidade e Propaganda

O publicitário trabalha com o planejamento, criação, veiculação e coordenação de campanhas e peças publicitárias para mídias diversas, além de fazer pesquisas de mercado, estudar os hábitos dos consumidores e elaborar estratégias de marketing.

Seu trabalho tem como objetivo tornar a marca, produto ou serviço de um cliente mais conhecido — para melhorar os resultados de vendas.