Por que escolher uma IE credenciada pelo MEC?

Você está prestes a concluir o Ensino Médio e anda meio perdido sobre o que fazer? Pois a verdade é que, mesmo que ainda não saiba exatamente qual faculdade cursar, deve já ter considerado algumas possibilidades. Nesse momento, é preciso saber: tão importante quanto resolver o que estudar é assegurar-se de que a instituição de ensino do seu interesse tem a credencial do MEC.

Na prática, alguns estabelecimentos de ensino oferecem cursos superiores não reconhecidos pelo Ministério da Educação. É fundamental, portanto, ficar atento a esse quesito, informando-se antes mesmo de pensar em iniciar sua graduação.

Pronto para cumprir essa etapa agora a fim de evitar dores de cabeça no futuro? Continue a leitura do nosso post de hoje para saber mais sobre a importância da credencial do Ministério da Educação, aproveitando para aprender a checar se os cursos de uma IE têm ou não o certificado MEC!

O que é a credencial do MEC?

Em um primeiro momento, o estabelecimento de ensino que oferece cursos de graduação (seja na modalidade presencial, no formato semipresencial ou mesmo a distância) precisa ser credenciado pelo MEC. Afinal de contas, é essa credencial que permite a uma instituição de ensino emitir diplomas. Sem ela, do ponto de vista legal, a IE legalmente não existe.

Depois de vencida essa etapa, a instituição pode criar e oferecer cursos, desde que cada um seja devidamente autorizado pelo MEC. Estando tudo ok, basta solicitar o reconhecimento logo que os cursos tiverem início. Entra em cena, então, um comitê do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que vai até o local para analisar a estrutura e a grade curricular, entre outros aspectos. É com base nessa verificação que os cursos são (ou não) reconhecidos.

Leia também:  Conheça as principais áreas da odontologia e saiba por que valem a pena

Em alguns casos, o MEC pode solicitar ajustes às instituições de ensino. Já na eventualidade de os cursos não atenderem aos requisitos estabelecidos, o Ministério da Educação os fecha, transferindo os estudantes para outro estabelecimento de ensino, de forma que possam concluir seus estudos.

Qual a importância do certificado MEC?

Como mencionamos, a lógica é simples: se a IE não conta com a credencial do MEC, não pode expedir diploma, já que, do ponto de vista legal, é como se não existisse. No entanto, mesmo se emitido, o documento não terá valor algum, uma vez que só é considerado válido quando relacionado à conclusão de um curso com certificado MEC.

Como saber se a IE tem essa credencial?

É bem simples checar se uma instituição de ensino tem a credencial do MEC: é só acessar o site do Ministério da Educação e pesquisar! Você pode clicar na aba consulta avançada para conferir a situação de um estabelecimento de ensino específico ou na aba consulta interativa para se inteirar sobre todas as instituições de ensino de determinada região do país.

Lembre-se de verificar também se o curso de seu interesse é reconhecido pelo MEC, já que pode acontecer de o estabelecimento de ensino ser credenciado, mas determinado curso não ter sido aprovado pelo MEC — pelo menos não até o momento.

Leia também:  5 filmes sobre faculdade e vida universitária para assistir e se preparar

O que você deve entender o quanto antes é que começar um curso de graduação é um passo muito significativo, um grande investimento. Por isso, é absolutamente essencial pesquisar com cuidado a respeito das instituições de ensino e, claro, dos cursos oferecidos por elas, conferindo se possuem a credencial e o certificado MEC.

Por fim, agora que você já sabe como é importante escolher uma instituição de ensino que tenha a credencial do MEC, aproveite para conhecer também as vantagens da orientação vocacional para os estudantes e escolha o curso certo para você!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas