Por que escolher uma IE credenciada pelo MEC?

Você está prestes a concluir o Ensino Médio e anda meio perdido sobre o que fazer? Pois a verdade é que, mesmo que ainda não saiba exatamente qual faculdade cursar, deve já ter considerado algumas possibilidades. Nesse momento, é preciso saber: tão importante quanto resolver o que estudar é assegurar-se de que a instituição de ensino do seu interesse tem a credencial do MEC.

Na prática, alguns estabelecimentos de ensino oferecem cursos superiores não reconhecidos pelo Ministério da Educação. É fundamental, portanto, ficar atento a esse quesito, informando-se antes mesmo de pensar em iniciar sua graduação.

Pronto para cumprir essa etapa agora a fim de evitar dores de cabeça no futuro? Continue a leitura do nosso post de hoje para saber mais sobre a importância da credencial do Ministério da Educação, aproveitando para aprender a checar se os cursos de uma IE têm ou não o certificado MEC!

O que é a credencial do MEC?

Em um primeiro momento, o estabelecimento de ensino que oferece cursos de graduação (seja na modalidade presencial, no formato semipresencial ou mesmo a distância) precisa ser credenciado pelo MEC. Afinal de contas, é essa credencial que permite a uma instituição de ensino emitir diplomas. Sem ela, do ponto de vista legal, a IE legalmente não existe.

Depois de vencida essa etapa, a instituição pode criar e oferecer cursos, desde que cada um seja devidamente autorizado pelo MEC. Estando tudo ok, basta solicitar o reconhecimento logo que os cursos tiverem início. Entra em cena, então, um comitê do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que vai até o local para analisar a estrutura e a grade curricular, entre outros aspectos. É com base nessa verificação que os cursos são (ou não) reconhecidos.