Presidente da FOA é presenteado com obra inédita pelo decano Édisom Moreira

FOA

O livro é o único no País a registrar a história dos anatomistas brasileiros.

O presidente da FOA, Eduardo Prado, recebeu de presente o livro “Anatomistas do Brasil”, das mãos do médico e professor do UniFOA há 50 anos, Édisom de Souza Moreira. A obra é única no país a registrar a história de anatomistas brasileiros que foram de grande importância para as áreas de saúde e o decano Édisom Moreira é destacado na obra, elevando o nome do UniFOA. A entrega ocorreu no dia 8, no auditório William Monachesi, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços.

O livro foi escrito pelo médico José Ederval Aragão e pelos filhos Felipe e Iapunira, que são egressos do UniFOA e foram alunos do anatomista Édisom Moreira. A obra retrata a biografia de 350 anatomistas do Brasil, de várias áreas de conhecimento, como Medicina, Odontologia e Fisioterapia.

O decano Édisom Moreira é lembrado com carinho por todos – funcionários e estudantes -, como o professor que desenhava partes do corpo humano para poder ensinar, detalhando a estrutura física. Até os dias atuais, o mestre costuma ser visto andando pelo Campus Olezio Galotti.

“Ele é um exemplo para todos e ainda passa horas na biblioteca de casa, estudando e desenhando, mesmo aos 94 anos. É muito emocionante vê-lo andar pelo Campus, que ajudou a construir desde os primeiros pilares”, enalteceu a filha Sônia Cardoso Moreira Garcia, psicóloga e professora dos cursos de Medicina e Odontologia do UniFOA.

Leia também:  Alunos de Engenharia participam de evento de Automação Inteligente, em Manaus

“O UniFOA me deu um tesouro, que foi aprender a aplicar a anatomia e poder passar esse conhecimento para os futuros profissionais. Sou agradecido por isso”, afirmou o Mestre Édisom Moreira, muito emocionado.

“O professor Édisom Moreira é um médico exemplar e um dos grandes ícones da história do curso de medicina do UniFOA. No início do curso, antiga Escola Médica de Volta Redonda, foi um professor muito dedicado e com sua própria pena, escreveu uma enciclopédia sobre a anatomia humana, com desenhos autorais de órgãos do corpo humano, possibilitando não só aos estudantes de medicina da FOA, mas de todo o Brasil um crescimento na ciência médica.

Uma honra para o UniFOA tê-lo como professor decano em seu quadro docente, depois de tantos anos de dedicação ao processo de ensino/aprendizagem médica. Receber dele esta obra de referência médica, me traz a responsabilidade de representar esta Instituição de Ensino, reconhecendo o trabalho incansável de todos os Presidentes que me antecederam”, enalteceu o presidente da FOA, Eduardo Prado.