Conheça as principais áreas de atuação de um designer

A palavra “design” pode ser traduzida para o português como “desenho”. Porém, também é possível ampliar o significado do termo para “planejar” ou “projetar” algo com um propósito específico. Nesse sentido, compreende-se o designer como o profissional que vai além dos aspectos estéticos na criação de soluções inteligentes e inovadoras para diversos segmentos.

Do ponto de vista mercadológico, trata-se de uma área em constante crescimento. Há boas oportunidades de trabalho em diferentes tipos de empresas ou mesmo na modalidade freelancer.

Ficou interessado pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e confira algumas das principais áreas de atuação de um designer!

Design gráfico

Vamos começar falando sobre o segmento mais popular da profissão: o design gráfico. Em seu dia a dia, o profissional será responsável por desenvolver peças de comunicação visual para publicações impressas, como jornais, revistas, livros ou materiais publicitários (folhetos ou outdoors).

Para desempenhar o seu trabalho com qualidade, e de acordo com os padrões exigidos pelo mercado, é essencial que o designer tenha conhecimentos aprofundados sobre os softwares e as ferramentas utilizados na criação dos materiais gráficos.

Design digital

Se o designer gráfico é responsável por toda a comunicação impressa de uma companhia, o digital é focado nos tipos de mídia eletrônica e online, como edição de vídeos e animações, além de desenvolvimento de aplicativos, sites e jogos.

Aqui, é interessante que o profissional trabalhe em conjunto com as equipes de tecnologia e desenvolvimento de sistemas. Assim, serão criadas interfaces que sejam visualmente atrativas e garantam mais usabilidade aos usuários.

O mercado de trabalho está espalhado por estúdios de audiovisual e agências de publicidade e de comunicação. Há, também, a possibilidade de trabalho autônomo.

Leia também:  Qual a importância do ensino superior no período pós-pandemia?

Desenho de embalagens e produtos

Formatos diferenciados, uma boa composição de cores ou grafismos e layouts criativos fazem, certamente, toda a diferença na hora de destacar um produto em meio a tantos concorrentes, não é mesmo? Daí vem a importância do designer de embalagens e produtos!

O profissional desenvolve projetos inovadores para a produção de itens em escala industrial, destinados aos mais variados nichos de mercado, a partir de fatores como:

• a experiência do usuário;
  • a matéria-prima e a tecnologia disponíveis;
  • o impacto ambiental causado;
  • o perfil da própria empresa.

Identidade visual

Também conhecida como “branding”, essa área engloba toda a gestão de uma marca, considerando todos os elementos que a representam visualmente, caracterizando a sua assinatura institucional.

É exigido do profissional um trabalho intenso de pesquisa, que alinhe o espírito da empresa à imagem que se deseja transmitir para os seus diversos públicos. Isso vai desde a criação de um logotipo exclusivo à definição de cores e fontes que serão utilizadas para compor materiais corporativos, como cartões de visita e itens de papelaria (por exemplo, envelopes, pastas e papel timbrado), além das peças publicitárias.

Programação visual

O objetivo da programação visual é comunicar visualmente uma determinada mensagem, utilizando um meio gráfico, considerando a percepção do público-alvo e fazendo uso de um conjunto de ferramentas.

Apesar de ser a profissão mais procurada entre os designers, ela ainda não está saturada no mercado. Isso porque esse profissional trabalhará diretamente com agências de publicidade na criação de peças gráficas, identidades visuais e logomarcas, entre outros serviços.

Esse tipo de designer também poderá trabalhar na área editorial, planejando, desenvolvendo e finalizando projetos de livros e revistas, tanto impressos quanto digitais.