Quais os principais desafios e benefícios de morar em república?

Morar em república é a solução que muitos estudantes encontram quando precisam sair de casa e começar a sua graduação. Ainda assim, muita gente não sabe exatamente como funciona a rotina de quem divide a casa ou o apartamento com outras pessoas.

Justamente por isso, antes de tomar essa decisão, é preciso saber mais sobre a realidade que esse tipo de convivência oferece, até para que não ocorram arrependimentos futuros.

Ficou curioso? Então saiba agora as principais vantagens e conheça também os desafios da vida em república. Confira ainda as dicas que listamos para você tornar essa experiência mais tranquila e agradável!

As principais vantagens de morar em república

É claro que existem benefícios envolvidos nessa escolha. Na verdade, o tempo de república faz parte das melhores memórias de diversas pessoas. Veja a seguir alguma das razões que tornam essa oportunidade bastante atrativa.

Economia

A primeira vantagem é a possibilidade de economizar. Dependendo de onde for a sua faculdade, os custos para se manter numa cidade longe da sua casa podem ser bem maiores do que a sua atual condição permite.

Sendo assim, morar em uma república é a chance de você dividir as despesas e garantir a sua estada sem grandes problemas financeiros. Todos os custos são compartilhados e, inclusive, isso possibilita manter uma qualidade de vida um pouco melhor. Ou seja, pode ser até que sobre uma quantia para os seus outros gastos pessoais.

Amadurecimento pessoal

Nessa fase da vida, é natural que você tenha alguns costumes muito associados ao seu convívio familiar. Logo, ao sair de casa e compartilhar um novo espaço com outras pessoas, a tendência é que você amadureça.

Aprender a dividir e se integrar coletivamente nem sempre é tão fácil, pois as diferenças de hábitos podem incomodar uma hora ou outra. Contudo, é justamente o fato de ter que lidar com isso que favorece o crescimento. Provavelmente você vai se tornar uma pessoa mais tolerante com os outros e madura.

Leia também:  Engenharia Elétrica: mercado de trabalho, salários e oportunidades

Socialização

Quer ter amigos? Não gosta de ficar sozinho no dia a dia? Então entre em uma república! O convívio diário ajudará a deixar essa experiência muito mais leve, tirando o peso de estar longe das suas antigas amizades e da sua família.

Por exemplo, em uma época intensa de estudos, é comum que o clima fique mais tenso. A parte boa de morar com outras pessoas é ter com quem conversar e aproveitar a companhia do outro. Sem contar que não deixa de ser um contexto favorável para formar amizades para o resto da vida, algo tão importante quanto qualquer conhecimento científico que você possa conquistar.

As principais desvantagens de morar em república

Não dá para dizer que tudo são flores nesse caminho. A decisão de participar de uma república também apresenta as suas dificuldades. Conheça algumas delas a seguir.

Organização da casa

É natural que, compartilhando o espaço, você não tenha tanto controle sobre a maneira como as pessoas lidam com questões como limpeza e organização, por exemplo. Ainda mais quando falamos de uma fase como a juventude, em que normalmente existem fatores como a rebeldia e a distância dos pais.

Isso quer dizer que, se você for uma pessoa muito organizada e preocupada com esse tipo de coisa, um ponto negativo de viver em república é ter que aturar o jeito dos outros colegas (por mais diferentes do seu que eles sejam).

Não se espante em encontrar um monte de objetos jogados, a pia cheia de louça para lavar e o banheiro sujo. Esse tipo de situação é recorrente e vai exigir uma boa dose de paciência.

Convívio forçado

Sim, esse ponto realmente é capaz de incomodar bastante, ainda que você seja uma pessoa muito sociável. Numa fase da vida em que as pessoas deixam as casas dos pais para viver de maneira independente, as visitas indesejadas em repúblicas podem representar um problema.