Quais são as profissões do futuro e como se preparar para elas?

Está se preparando para o vestibular, mas ainda tem dúvidas sobre qual carreira seguir? Então saiba que isso é normal! Afinal, o mercado de trabalho nos oferece uma vasta gama de carreiras pelas quais escolher, cada uma mais interessante e tentadora que a outra.

Uma maneira de tornar essa decisão um pouco mais fácil é pensar nas profissões do futuro, aquelas que ainda serão relevantes nos próximos anos e oferecerão boas condições de trabalho. Por isso, para ajudar você a fazer a sua escolha, neste texto, vamos citar algumas dessas profissões do futuro. Continue a leitura e confira!

O que tem mudado em relação às profissões do futuro?

Conhecer as profissões do futuro pode te ajudar a fazer sua escolha de qual carreira seguir para ter sucesso na vida profissional. Nesse sentido, a tecnologia tem impactado fortemente o mercado de trabalho.

Por exemplo, com as inovações cada vez mais constantes, as pessoas precisam aprender a lidar com ferramentas para potencializar a produtividade. Por isso, na hora de escolher uma faculdade, é importante considerar a infraestrutura prática que ela oferece.

Assim, você consegue se preparar para exercer qualquer uma das profissões do futuro e ter ótimos resultados na sua carreira. Portanto, além de compreender quais são as oportunidades que estão surgindo, lembre-se de ter cuidado na hora de escolher a instituição de ensino.

Quais são as profissões do futuro?

Agora que você já sabe o que tem mudado com relação às profissões e como a tecnologia está impactando o mercado de trabalho, que tal descobrir as alternativas que existem? Para te ajudar, destacamos algumas, a seguir.

Profissionais de Big Data

As empresas utilizam cada vez mais os dados obtidos para criar melhores formas de atingir os seus clientes. Para gerenciar e analisar essas informações, entra em cena o profissional de Big Data.

Leia também:  9 motivos para escolher a faculdade de Nutrição

Normalmente com formação em Sistemas de Informação, ele será o responsável por organizar, tratar, interpretar e extrair desses dados todas as informações estratégicas necessárias para melhor o posicionamento da empresa em relação ao mercado.

Engenheiros com foco em Agronegócio

Devido à expansão do Agronegócio, o mercado estará à procura de cada vez mais profissionais que possam ajudar a aumentar a produção de alimentos e garantir a preservação do ecossistema — como solo, rios e florestas.

Essa será uma ótima oportunidade para os engenheiros ambientais, que têm conhecimento técnico e podem atuar com foco na produção agrícola e pecuária.

Designers de Inovação

Você já parou para pensar como um produto se torna um sucesso no mercado? Pois saiba que, por trás dessas grandes ideias, está o designer de inovação, especialista em pesquisar tendências e desenvolvimento industrial.

Apesar de ser uma área que ainda está engatinhando no Brasil, a tendência é que, nos próximos anos, haja uma procura crescente por esse profissional.

Profissionais de Tecnologia da Informação

O mercado de trabalho para quem estuda Sistemas de Informação está sempre aquecido. Prova disso é que, além do profissional de Big Data, as empresas também procuram por pessoas que possam conceber, implementar e cuidar da gestão de sistemas tecnológicos, assim como desenvolvedores e especialistas em segurança de rede.

Médicos

Não importa quanto tempo passe e as tecnologias avancem, as pessoas continuam adoecendo, precisando de tratamentos médicos, internações e, até mesmo, cirurgias. Por isso, as profissões relacionadas à área da saúde — como Medicina e Enfermagem — permanecerão em alta, com o mercado procurando sempre por profissionais bem capacitados.

Leia também:  Quais as 6 principais áreas de atuação da tecnologia da informação?

Professores

Assim como ocorre com as profissões relacionadas à área da saúde, o mercado para os professores permanecerá em constante aquecimento. Afinal, a população continuará precisando de ensino de qualidade, desde a educação infantil até a superior.

Como vimos, há várias profissões do futuro interessantes para você conhecer e, quem sabe, decidir por seguir na carreira. Porém, se ainda estiver em dúvida, saiba que poderá contar sempre com uma boa orientação profissional.

Profissional de cibersegurança

Com o avanço das redes sociais, encontrar maneiras de aumentar a proteção contra hackers e ameaças digitais é cada vez mais importante. Por isso, a profissão de cibersegurança tem obtido espaço e pode ser uma ótima alternativa para você.

Analista de mídias sociais

O Brasil é o 3º país do mundo com maior número de usuários nas redes sociais, segundo pesquisa recente. Isso significa que existem muitas oportunidades de trabalho, seja para avaliar conteúdos que podem ser usados em estratégias, seja para analisar métricas.

Profissional de RH

Gerenciar pessoas sempre será importante para empresas e também para órgãos do governo. Nesse sentido, os profissionais de RH devem continuar tendo espaço no mercado. Porém, é crescente o uso de ferramentas no cotidiano de trabalho, por isso, desenvolver habilidades para utilizá-las é fundamental na hora de construir uma carreira de sucesso.

Advogados

Assim como os profissionais de RH, os Advogados também têm trabalho garantido por muitos anos. Com as mudanças proporcionadas pela tecnologia, inclusive, tem mais áreas de atuação, como o Direito Digital. Avaliar essa opção continua sendo uma ótima para a sua carreira.

Leia também:  Já ouviu falar no ensino híbrido? Saiba quais vantagens ele pode oferecer

Profissional de análise de dados e especialista de IA

Soluções relacionadas à Inteligência Artificial e ao Machine Learning têm proporcionado maior acesso aos dados, que podem ser utilizados para melhorar a performance de empresas. Por isso, profissionais de análise de dados e especialistas em IA tendem a ter muita demanda pelos seus trabalhos. Vale considerar essa opção para o seu futuro profissional também.

Como se preparar para essas profissões?

Ao entender quais são as profissões mais promissoras que podem te ajudar a alavancar sua carreira, o próximo passo é se preparar. Para isso, é preciso investir em qualificação, que vai desde a graduação e passa por pós-graduações, em alguns casos.

Nesse sentido, é preciso considerar alguns fatores na hora de escolher sua profissão. Por exemplo, é preciso entender suas aptidões e desejos e levá-los em consideração na hora de definir a sua trajetória profissional.

Além disso, é necessário contar com uma boa instituição de ensino. Ao contar com o UniFOA, você tem à disposição os melhores professores, uma ótima infraestrutura e conteúdos que vão te preparar.

Ao entender quais são as profissões do futuro e como se preparar para ela, as chances de construir uma carreira de sucesso são grandes. Lembre-se sempre de procurar por uma instituição de ensino de qualidade, para garantir o melhor aprendizado para que você possa se tornar um profissional de excelência e se destacar no mercado de trabalho!

Se você gostou deste post e quer continuar tendo conteúdos de qualidade como este, siga nossa página no Facebook ainda hoje!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas