Licenciatura e bacharelado: entenda a diferença!

Para quem está às vésperas de fazer o vestibular e quer ingressar em uma instituição de ensino superior, além da escolha da graduação, existe ainda outra importante decisão a ser tomada: a opção entre licenciatura e bacharelado.

Mas você sabe qual é a diferença entre essas duas modalidades? Para ajudá-lo a responder a essa questão, preparamos este post que vai apresentar as características de cada tipo de formação para que você siga o melhor caminho para a sua carreira. Confira!

Como funciona um curso de bacharelado?

Se o seu projeto é ingressar no mercado de trabalho e vivenciar de forma mais prática a rotina da profissão que você escolheu, a formação como bacharel pode ser uma boa pedida para traçar a sua trajetória profissional de sucesso.

Por apresentar um caráter mais generalista, essa é a categoria que concentra a maior parte dos cursos de ensino superior, englobando graduações bastante concorridas como Medicina e Direito, Administração, as engenharias de modo geral e os cursos da área de comunicação e tecnologias, permitindo que você tenha uma gama ainda maior de possibilidades de atuação dentro da sua especialidade.

Após concluir o seu curso superior, você vai estar habilitado a trabalhar em empresas dos mais diferentes portes e tipos de segmento, como:

  • indústrias nacionais e multinacionais;
  • na esfera pública, privada ou no terceiro setor;
  • ou como empreendedor, investindo no próprio negócio.
Leia também:  Quer fazer faculdade de Publicidade? Veja onde você poderá atuar no mercado!

Como é o curso de licenciatura?

Por outro lado, as formações superiores voltadas à licenciatura têm um foco bem mais específico: a formação de professores aptos a ministrar aulas para turmas do ensino fundamental e do médio, tanto em escolas particulares quanto nas redes públicas.

Para isso, além das disciplinas básicas voltadas à área escolhida, você vai ter em sua grade curricular disciplinas ligadas ao campo da pedagogia e do conhecimento didático.

Porém, longe de apresentarem uma limitação em termos de escolha para o futuro universitário, os cursos de licenciatura oferecem boas opções em todas as três diferentes áreas do conhecimento. A seguir, listamos algumas das possibilidades que você poderá ter à sua disposição:

  • na área de exatas é possível escolher entre os cursos de Matemática, Física ou Química;
  • a área de biologia oferece uma licenciatura focada nos estudos da natureza e da vida;
  • enquanto o segmento de humanas oferece ainda mais possibilidades, com cursos como Letras, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Artes e Música.

Por fim, é importante observar que algumas opções de graduação oferecem os dois tipos de formação, como Educação Física e Ciências Biológicas, por exemplo, e é possível, inclusive, obter o diploma para ambas as modalidades, ampliando ainda mais as suas possibilidades de atuação.

Aqui, o segredo é avaliar com atenção as oportunidades e também as exigências de cada opção para que você consiga escolher aquela que é capaz de atender tanto as suas aspirações pessoais quanto os seus objetivos de carreira.

Leia também:  Atividades extracurriculares: o que são e como fazer?

E aí, conseguiu compreender as principais diferenças entre os cursos de licenciatura e bacharelado e está pronto para fazer a sua escolha profissional? Então, aproveite para compartilhar este post com outros colegas em suas redes sociais!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas