Licenciatura e bacharelado: entenda a diferença!

Para quem está às vésperas de fazer o vestibular e quer ingressar em uma instituição de ensino superior, além da escolha da graduação, existe ainda outra importante decisão a ser tomada: a opção entre licenciatura e bacharelado.

Mas você sabe qual é a diferença entre essas duas modalidades? Para ajudá-lo a responder a essa questão, preparamos este post que vai apresentar as características de cada tipo de formação para que você siga o melhor caminho para a sua carreira. Confira!

Como funciona um curso de bacharelado?

Se o seu projeto é ingressar no mercado de trabalho e vivenciar de forma mais prática a rotina da profissão que você escolheu, a formação como bacharel pode ser uma boa pedida para traçar a sua trajetória profissional de sucesso.

Por apresentar um caráter mais generalista, essa é a categoria que concentra a maior parte dos cursos de ensino superior, englobando graduações bastante concorridas como Medicina e Direito, Administração, as engenharias de modo geral e os cursos da área de comunicação e tecnologias, permitindo que você tenha uma gama ainda maior de possibilidades de atuação dentro da sua especialidade.

Após concluir o seu curso superior, você vai estar habilitado a trabalhar em empresas dos mais diferentes portes e tipos de segmento, como:

• indústrias nacionais e multinacionais;
  • na esfera pública, privada ou no terceiro setor;
  • ou como empreendedor, investindo no próprio negócio.
Leia também:  Como ter mais inspiração para escrever? Não perca 7 dicas!

Como é o curso de licenciatura?

Por outro lado, as formações superiores voltadas à licenciatura têm um foco bem mais específico: a formação de professores aptos a ministrar aulas para turmas do ensino fundamental e do médio, tanto em escolas particulares quanto nas redes públicas.

Para isso, além das disciplinas básicas voltadas à área escolhida, você vai ter em sua grade curricular disciplinas ligadas ao campo da pedagogia e do conhecimento didático.

Porém, longe de apresentarem uma limitação em termos de escolha para o futuro universitário, os cursos de licenciatura oferecem boas opções em todas as três diferentes áreas do conhecimento. A seguir, listamos algumas das possibilidades que você poderá ter à sua disposição:

• na área de exatas é possível escolher entre os cursos de Matemática, Física ou Química;
  • a área de biologia oferece uma licenciatura focada nos estudos da natureza e da vida;
  • enquanto o segmento de humanas oferece ainda mais possibilidades, com cursos como Letras, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Artes e Música.

Por fim, é importante observar que algumas opções de graduação oferecem os dois tipos de formação, como Educação Física e Ciências Biológicas, por exemplo, e é possível, inclusive, obter o diploma para ambas as modalidades, ampliando ainda mais as suas possibilidades de atuação.

Aqui, o segredo é avaliar com atenção as oportunidades e também as exigências de cada opção para que você consiga escolher aquela que é capaz de atender tanto as suas aspirações pessoais quanto os seus objetivos de carreira.