Professora do UniFOA tem capítulo publicado sobre aprendizagem e rendimento acadêmico no livro ‘Ensino Superior: Mudanças e Desafios’

livro

Responsável pelo Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (Caip) do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, a professora Bruna Casiraghi, alcançou um feito notável em sua carreira acadêmica com a publicação de um capítulo no livro “Ensino Superior: mudanças e desafios na perspectiva dos estudantes“. Intitulado “Aprendizagem e Rendimento Acadêmico no Ensino Superior: um olhar da Psicologia da Educação”, a valiosa contribuição de Bruna no e-book aborda uma ampla gama de aspectos fundamentais relacionados à aprendizagem no ensino superior.

Docente nos cursos de Nutrição e Licenciatura em Ciências Biológicas, ela está expandindo seu escopo de atuação. Ela está voltando para dar aula no curso de Medicina e também integra o corpo docente do Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (Mecsma). Essa busca incessante por aprimoramento e conhecimento aprofundado, Casiraghi reflete seu comprometimento com a excelência no ensino superior e na formação de futuros profissionais de saúde.

Como responsável pelo Caip, ela concentra os esforços em promover melhorias nos processos de aprendizagem, desempenhando um papel crucial na contínua busca pela excelência na qualidade da educação oferecida pelo UniFOA.

O capítulo da professora aborda uma variedade de tópicos essenciais para aprimorar a qualidade do ensino superior, incluindo conceitos e teorias de aprendizagem, crenças de autoeficácia, motivação para aprender, estratégias de aprendizado e sucesso acadêmico. Esses elementos são fundamentais para compreender como os estudantes podem alcançar um desempenho acadêmico mais sólido e sucesso em suas jornadas educacionais.

“Eu trabalho no setor preocupado com a aprendizagem dos estudantes e estou escrevendo exatamente sobre isso. E o grande objetivo do professor é promover a aprendizagem, o desenvolvimento dos alunos, e esse capítulo fala sobre coisas essenciais para o professor saber, conhecer, que interferem no processo de aprendizagem dele, como o aluno pode autorregular os processos de aprendizagem, a questão da autoeficácia, da motivação para aprender, das estratégias de aprendizagem, e como esses elementos interferem no sucesso do estudante”, compartilha.

Essa paixão e dedicação de Bruna em melhorar a qualidade do ensino superior são claramente visíveis em seu capítulo, que oferece insights valiosos sobre a aprendizagem e ressalta o papel vital do professor na promoção do sucesso acadêmico dos estudantes. Além disso, a colaboração internacional com o professor Leandro Almeida, da Universidade do Minho, em Portugal, e a professora Evely Boruchovitch, da Unicamp, enriquece ainda mais a discussão e demonstra o impacto global das pesquisas em educação superior.

Sobre o livro

Neste livro descrevem-se algumas das dificuldades experenciadas pelos estudantes na sua transição e adaptação ao ES, apontando a responsabilidade das instituições e dos governos na criação de condições para que, uma vez assegurado o acesso, possam os estudantes terem os apoios necessários ao sucesso da sua formação e desenvolvimento psicossocial no decurso da sua formação superior e transição para a vida adulta. Aprendizagem e necessidades educativas, afetividade e regulação emocional, violência e inclusão social, permanência e conclusão do curso ou desenvolvimento da carreira e empregabilidade ilustram temas tratados neste livro, assim como o papel dos serviços de apoio na promoção das competências pessoais ou na prevenção e superação das dificuldades.

Ensino Superior: mudanças e desafios na perspectiva dos estudantes