Projeto “Toque de Letra”: Esporte como Ferramenta de Inclusão Social 

esporte

O esporte, há muito tempo, tem sido reconhecido como um catalisador poderoso para a inclusão social, trazendo oportunidades e promovendo o desenvolvimento humano em várias comunidades. No âmbito acadêmico, esse potencial é explorado de forma eficaz pelo curso de Serviço Social do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), por meio do projeto integrado IV “Toque de Letra”, que neste semestre conta com a colaboração do curso de Enfermagem.

Em março deste ano, o curso entregou o banner identificador do projeto e os folhetos informativos ao responsável pela atividade, Osmar Teófilo. Agora, em abril, os dois cursos se uniram para realizar a Oficina “O uso recreativo/danoso de drogas lícitas e ilícitas, seus reflexos na sociabilidade infanto juvenil e seus efeitos na prática esportiva”. 

“O apoio do UniFOA veio para fortalecer ainda mais o Projeto, deu uma injeção de ânimo nos alunos, pais ou responsáveis e diretores. A ação que o Serviço Social e Enfermagem realizaram conosco encantou a todos os presentes, dando mostras que não estamos sozinhos nessa demanda difícil, em ajudar a transformar essas crianças e adolescentes do nosso bairro em cidadãos, sabedores dos seus direitos e deveres”, disse Osmar. 

Durante a oficina, os alunos de Enfermagem abordaram de forma esclarecedora o que são drogas, seus efeitos no corpo e os prejuízos que causam ao esporte. Por meio de dinâmicas interativas, as crianças e adolescentes participantes puderam compreender diretamente os temas discutidos. Já os estudantes de Serviço Social propuseram reflexões sobre como o uso abusivo de drogas pode afetar as relações interpessoais dos jovens com amigos, familiares e a comunidade. 

Leia também:  Egressos da 9ª turma de Educação Física se reencontram no UniFOA

Cerca de 40 crianças e adolescentes participaram ativamente da oficina, demonstrando o interesse e a relevância do tema abordado. 

O Esporte como Educação para a Vida e Ferramenta de Transformação Social 

O projeto “Toque de Letra” reafirma o papel do esporte como uma forma de educação para a vida e uma ferramenta poderosa para a transformação social. Mais do que simplesmente praticar uma modalidade esportiva, o projeto busca oferecer uma experiência que promova o desenvolvimento físico, social e emocional dos participantes. 

Ao participarem do projeto, as crianças e adolescentes têm a oportunidade de desenvolver habilidades como disciplina, trabalho em equipe, responsabilidade e respeito mútuo. Além disso, o esporte promove a inclusão e a diversidade, proporcionando experiências enriquecedoras em um ambiente de convivência democrática. 

Para os alunos dos cursos de Serviço Social e Enfermagem, o projeto representa uma oportunidade única de vivenciar o trabalho interdisciplinar e colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, permite uma reflexão crítica sobre a realidade social e o desenvolvimento de ações que visem promover mudanças positivas na comunidade. 

Promovendo Mudanças Sociais e Fortalecendo Valores 

Por meio do projeto “Toque de Letra”, o UniFOA reafirma seu compromisso com a promoção do desenvolvimento humano e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Ao fortalecer os valores trabalhados no contexto esportivo e integrá-los aos demais ambientes sociais, o projeto contribui para o fortalecimento da rede de apoio social e afetivo dos participantes.  

Leia também:  Sipat inicia com palestra sobre autoconhecimento   

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas