“Prototipando Futuros Sustentáveis” mobiliza estudantes do CIEP 291 com educação ambiental prática e criativa

ciep 291

A construção de um futuro mais consciente começa dentro da escola. Foi com esse propósito que a oficina “Prototipando Futuros Sustentáveis”, realizada pelo curso de Ciências Biológicas do UniFOA, mobilizou estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio do CIEP 291 Dom Martinho Schlude, em Pinheiral, por meio de uma proposta de educação ambiental crítica, criativa e prática.

A atividade integra o projeto PIBIC-EM-CNPq, em ação conjunta com o PIBIC-UniFOA, e teve como responsáveis Brisa Marcolan Aragão e a professora Maria Helena Machado. Como parte da iniciativa, foi convidada a professora Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues, da UERJ, para ministrar a oficina na escola.

A ação contou ainda com a colaboração das alunas Giovanna Lopes Peçanha e Thamirys Ferreira de Almeida, do curso de Ciências Biológicas – Bacharelado, que atuaram como monitoras e auxiliaram no desenvolvimento das atividades durante a oficina.

Utilizando metodologias ativas e a construção de micromundos com materiais reaproveitáveis, a atividade foi pensada para estimular o pensamento sobre o futuro e o entendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Agenda 2030 da ONU. Além de promover a consciência socioambiental, a oficina incentivou o engajamento dos jovens na busca por soluções sustentáveis para o ambiente escolar e suas comunidades.

A diretora da escola, Rosana Paula, destacou o impacto positivo da aproximação entre universidade e escola:

“Só a possibilidade da universidade se aproximar da escola e dar ao aluno uma perspectiva de futuro já é suficiente para que a gente apoie. Trazer para o aluno a possibilidade de enxergar que o entorno dele precisa de cuidados é 100%. Quando ele tem esse olhar, ele começa a repensar quem ele é como pessoa, como cidadão e quem ele pode ser lá na frente. A universidade deixa de ser um caminho distante e passa a ser algo possível.”

Rosana também observou uma mudança no comportamento dos estudantes em relação ao espaço escolar:

“Você pode andar nessa escola, não vai ver parede rabiscada. Quando o aluno toma consciência, entende que esse espaço é dele. Se ele estragar, está estragando o que é dele. O olhar muda completamente.”

A estudante Patrícia Mourão, do 3º ano do Ensino Médio, afirmou que a oficina contribuiu para ampliar horizontes e despertar novos interesses:

“É uma ideia muito boa, principalmente para quem não tem tanta informação sobre o assunto. Assim a gente consegue propagar mais conhecimento, inclusive sobre direitos ambientais. Muitos colegas daqui nem sabiam o que queriam para o futuro, e essa experiência começa a mudar isso.”

Já a acadêmica Giovanna Lopes Peçanha, do 6º período de Ciências Biológicas do UniFOA, comentou sobre a importância de levar o conhecimento para além dos muros da universidade:

“É ótimo ver a universidade se expandindo. A Biologia é importante para todo mundo, não só para quem estuda o curso. Quando conseguimos levar esse conteúdo para outros públicos, ajudamos a transformar o nosso futuro. A prática, sem dúvida, é o que faz a diferença na nossa formação.”

A também estudante de Biologia, Tamires Ferreira de Almeida, reforçou esse pensamento ao destacar o papel da juventude na construção de um futuro sustentável:

“Esses alunos são o nosso futuro. Quando a gente pode falar com eles sobre meio ambiente e impacto ambiental, estamos contribuindo diretamente para que eles façam a diferença daqui para frente.”

Ao unir educação ambiental, criatividade e engajamento social, a oficina “Prototipando Futuros Sustentáveis” mostra como iniciativas interdisciplinares podem impactar de forma real a formação de jovens conscientes, protagonistas e preparados para os desafios do século XXI.

Na parte da tarde, os envolvidos na atividade gravaram um podcast falando sobre a experiência.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas