Professor de Biologia: descubra se essa é a carreira ideal para você

Se você se identifica com o estudo de várias formas de vida e do meio ambiente e ainda tem vontade de dar aulas para crianças e adolescentes, vai se dar bem sendo professor de Biologia. Para isso, é preciso fazer a graduação em Ciências Biológicas, na modalidade licenciatura.

Essa é uma área com alta demanda, pois o profissional é responsável por uma disciplina obrigatória nos ensinos Fundamental e Médio. E o interessante nessa carreira é que ela não fica restrita somente à sala de aula, apesar de ser o campo com mais oportunidades.

Quer saber direitinho o que faz o professor de Biologia, os desafios dessa profissão e como se preparar para atuar na área? Então não perca nosso post!

O que faz um professor de Biologia?

Ele pode ensinar diversas disciplinas — como Biologia Geral, Genética, Microbiologia, Biologia Celular, entre outras — para alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, cursos técnicos e pré-vestibulares.

Isso é possível porque, na faculdade de Ciências Biológicas, além das noções completas sobre os tópicos específicos de Biologia, o licenciando tem disciplinas voltadas para o ensino, como:

  • Didática;
  • Filosofia da Educação;
  • Metodologia de Ensino;
  • Legislação da Educação Básica e Políticas Educacionais;
  • Psicologia da Educação;
  • Práticas Pedagógicas em Ciências Biológicas.

Mas engana-se quem pensa que esse profissional só pode atuar em escolas. Quem faz a licenciatura em Ciências Biológicas está apto também para atuar nos chamados projetos de educação não formal, como:

  • museus;
  • parques ecológicos;
  • zoológicos;
  • unidades de conservação ambiental;
  • empresas.
Leia também:  RH ou Administração: qual escolher?

Assim, ele fica responsável por acompanhar grupos de visitantes a esses locais, desenvolvendo ações de educação e conscientização ambiental.

O profissional também encontra espaço em editoras, trabalhando com materiais didáticos de Biologia.

Há, portanto, boas oportunidades de trabalho para o professor de Biologia tanto em âmbito público como privado. De acordo com site de empregos Vagas, a média salarial para essa carreira é de R$ 2.328,00.

Quais são os desafios enfrentados por esse profissional em seu dia a dia?

Apesar do amplo mercado de trabalho, principalmente em escolas públicas e privadas, o professor de Biologia enfrenta diversos desafios em seu dia a dia. O principal deles é conseguir atrair a atenção dos alunos para o conteúdo, ainda mais hoje em que crianças e jovens preferem os recursos tecnológicos à lousa da sala de aula.

Nesse contexto, cabe ao profissional ser criativo e buscar formas inovadoras de lecionar. Como a Biologia é bem abrangente, é importante ministrar aulas práticas em laboratório, se possível. O uso de videoaulas para complementar os tópicos estudados também pode ser uma opção interessante.

É importante que o professor de Biologia tenha uma boa comunicação, seja organizado e empático para criar uma boa relação com os alunos. Além disso, manter-se atualizado quanto às novas tecnologias da educação é essencial para conseguir se destacar no mercado de trabalho.

Leia também:  Por que escolher uma IE credenciada pelo MEC?

Como se preparar para essa carreira?

Para se tornar um professor de Biologia, o aluno deve fazer o curso de licenciatura em Ciências Biológicas, que tem duração de 4 anos.

Para que você obtenha a melhor formação, é essencial escolher uma instituição de ensino de referência e que ofereça uma boa infraestrutura — com uma biblioteca completa e laboratórios para diferentes áreas, por exemplo.

A matriz curricular deve ser atualizada e direcionada para metodologias e práticas inovadoras na educação. Desse modo, o professor consegue se destacar e cumprir seu papel de agente transformador na sociedade.

Já para quem almeja dar aulas em faculdades e universidades, é preciso, além do diploma de graduação, continuar os estudos e fazer mestrado e doutorado.

Gostou de conhecer os detalhes sobre o que faz o professor de Biologia? Se você se identifica com essa área, busque uma instituição de ensino de qualidade, dedique-se bastante aos estudos e construa uma carreira de sucesso.

Quer acompanhar outras dicas de cursos superiores e carreira? É só assinar a nossa newsletter e ficar por dentro dos nossos conteúdos atualizados!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas