Professor de Biologia: descubra se essa é a carreira ideal para você

Se você se identifica com o estudo de várias formas de vida e do meio ambiente e ainda tem vontade de dar aulas para crianças e adolescentes, vai se dar bem sendo professor de Biologia. Para isso, é preciso fazer a graduação em Ciências Biológicas, na modalidade licenciatura.

Essa é uma área com alta demanda, pois o profissional é responsável por uma disciplina obrigatória nos ensinos Fundamental e Médio. E o interessante nessa carreira é que ela não fica restrita somente à sala de aula, apesar de ser o campo com mais oportunidades.

Quer saber direitinho o que faz o professor de Biologia, os desafios dessa profissão e como se preparar para atuar na área? Então não perca nosso post!

O que faz um professor de Biologia?

Ele pode ensinar diversas disciplinas — como Biologia Geral, Genética, Microbiologia, Biologia Celular, entre outras — para alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, cursos técnicos e pré-vestibulares.

Isso é possível porque, na faculdade de Ciências Biológicas, além das noções completas sobre os tópicos específicos de Biologia, o licenciando tem disciplinas voltadas para o ensino, como:

• Didática;
  • Filosofia da Educação;
  • Metodologia de Ensino;
  • Legislação da Educação Básica e Políticas Educacionais;
  • Psicologia da Educação;
  • Práticas Pedagógicas em Ciências Biológicas.

Mas engana-se quem pensa que esse profissional só pode atuar em escolas. Quem faz a licenciatura em Ciências Biológicas está apto também para atuar nos chamados projetos de educação não formal, como:

• museus;
  • parques ecológicos;
  • zoológicos;
  • unidades de conservação ambiental;
  • empresas.