Curso de Ciências Biológicas: devo fazer licenciatura ou bacharelado?

Se você se encanta com a natureza e quer estudar as diferentes formas de vida, certamente vai se dar bem fazendo o curso de Ciências Biológicas. É uma graduação que dura 4 anos e é oferecida nas modalidades licenciatura e bacharelado — o que deixa muitos alunos com a seguinte dúvida: qual formato cursar?

Tanto o licenciado quanto o bacharel encontra boas opções no mercado de trabalho. Para fazer uma boa escolha, é preciso identificar seu perfil e suas expectativas quanto à área de atuação. Para ajudar você a tomar a melhor decisão, preparamos este post. Continue a leitura e descubra as características de cada modalidade desse curso!

Como é a licenciatura?

É uma graduação que vai preparar o aluno para se tornar professor de Biologia. Dessa forma, tem um conteúdo programático que une todos os tópicos da área, além de temas voltados para a área pedagógica, como Didática, Legislação da Educação Básica, Metodologia de Ensino, entre outras.

É a carreira ideal para quem gosta de ensinar: o profissional termina a faculdade preparado para lecionar a disciplina para turmas de Ensino Fundamental, Ensino Médio, cursos técnicos e até cursinhos pré-vestibulares.

Ele pode atuar também fora da escola — em museus, zoológicos, parques e outros projetos realizando ações educativas. Há ainda a possibilidade de trabalhar em editoras, no segmento de livros didáticos de Biologia.

Quem pretende atuar como professor em universidades pode complementar a formação com mestrado e doutorado. Dessa maneira, é uma profissão em que há boas oportunidades, tanto em âmbito público quanto privado.