Faculdade de Ciências Biológicas: saiba o que você vai aprender

Escolher o curso superior a ser feito é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa. Por isso, é fundamental que o futuro universitário tenha informações precisas e confiáveis sobre a graduação que pretende cursar. Se você está pensando em fazer a faculdade de ciências biológicas ou quer saber mais sobre essa área, está no lugar certo, pois vamos abordar aspectos essenciais da formação e carreira no campo. Confira já!

Como é a faculdade de ciências biológicas?

O curso superior de ciências biológicas é oferecido tanto na habilidade de licenciatura quanto na de bacharelado. O objetivo geral dessa faculdade é capacitar os futuros biólogos com conhecimentos e técnicas para desenvolverem pesquisas, produzirem tecnologias e realizarem atividades de docência relacionadas a todas as formas de vida microscópica e macroscópica, com ênfase na estrutura e funcionamento dos organismos.

A graduação na área dura em média 4 anos e tem como base a formação teórica e prática do aluno, com a oferta de um grande número de aulas de laboratório e trabalhos de campo. Para se tornar biólogo, além de cursar as disciplinas constantes na grade do curso, o estudante deve realizar o estágio profissional obrigatório, bem como produzir o trabalho de conclusão de curso e cumprir as atividades complementares.

Quais as matérias estudadas no curso?

As disciplinas ofertadas em um curso de ciências biológicas podem variar conforme a grade curricular. No entanto, algumas matérias estão presentes em todos eles, tais como: genética, biologia celular, embriologia, geologia e paleontologia, anatomia, histologia, ecologia, zoologia, microbiologia, fisiologia, química, biofísica, biotecnologia, bioquímica, imunologia, parasitologia e bioestatística.