Qual a nota de corte para Jornalismo? Confira!

Se você sonha em produzir reportagens, entrevistar personalidades e cobrir grandes eventos, vale muito a pena conhecer a nota de corte para Jornalismo. Ela funciona como um parâmetro para que você se prepare e tenha um desempenho suficiente no Enem e nos vestibulares para ingressar nesse curso.

Desse modo, você poderá fazer um curso superior na área, adquirindo os conhecimentos e as habilidades necessárias para investigar, redigir e veicular notícias.

Acha que tem o perfil? Então, saiba tudo sobre a nota de corte e conquiste sua vaga!

Afinal, o que é nota de corte?

A nota de corte é a menor pontuação que você precisa ter para passar em determinada prova. Como o nome indica, é ela que “corta” a lista de candidatos, separando aqueles que são aprovados dos que não são.

Esse parâmetro não é definido com antecedência, mas sim com base no desempenho dos inscritos. Veja um exemplo: os programas governamentais como o Programa Universidade para Todos (Prouni) utilizam a nota do Enem como critério de classificação, da maior para a menor.

Se um curso tem 5 vagas abertas para o Prouni, o que acontece é que os inscritos com as 5 maiores notas serão aprovados, certo? Então, a pontuação do 5º colocado foi a nota de corte nessa seleção.

Qual é a nota de corte para Jornalismo?

Como dito, esse parâmetro não é definido com antecedência, dependendo do desempenho dos candidatos para determinado programa e curso. Porém, é possível ter uma ideia da pontuação necessária para aprovação olhando as notas de corte dos anos anteriores.