O que você precisa saber sobre o curso de licenciatura?

Muitas pessoas gostam de ensinar e já pensaram em fazer um curso de licenciatura. Porém, na hora do vestibular, têm dúvidas se essa é mesmo a melhor opção. Essa insegurança se dá pela falta de informação de como é essa graduação e de quais são as perspectivas do mercado de trabalho.

Preparamos este post para ajudar os estudantes que querem entender melhor como é essa formação e a diferença para os outros tipos de curso superior. Vem com a gente e descubra por que vale a pena investir nessa graduação!

Como funciona um curso de licenciatura?

É um tipo de graduação que dura de 2 a 3 anos e tem o objetivo de preparar o aluno para se professor da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de cursos técnicos e pré-vestibulares.

Por conta disso, em seu conteúdo programático, além das disciplinas voltadas para a área do conhecimento do curso, há temas direcionados para a área pedagógica, como Didática, Psicologia da Educação, Metodologia de Ensino, Legislação da Educação Básica, Educação Inclusiva e Libras.

Para conseguir o diploma do curso de licenciatura, o aluno precisa ainda fazer o estágio obrigatório em escolas e entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Qual a diferença da licenciatura para os demais tipos de graduação?

Se você tem dúvidas se a licenciatura é o melhor caminho para você, confira as diferenças para os outros tipos de curso superior:

  • bacharelado — formação que dura, em média, 4 anos e é voltada para o mercado de trabalho em geral, excluindo a atuação na educação básica. O aluno adquire conhecimentos e habilidades de uma grande área do conhecimento, podendo escolher qual campo profissional quer seguir;
  • tecnólogo — é uma formação mais rápida (2 a 3 anos), em que o aluno se prepara para um segmento mais específico do mercado de trabalho, por isso a matriz curricular é mais voltada para a prática.
Leia também:  Projeto do curso de Odontologia devolve o sorriso a moradores em situação de rua

Vale a pena investir em uma graduação em licenciatura atualmente?

Como se vê, somente com o curso de licenciatura é que você poderá atuar como professor de crianças e adolescentes em escolas públicas e particulares. Estamos falando de boas perspectivas profissionais, visto que a demanda por professores na educação básica é alta.

Uma área bem aquecida é para o Professor de Biologia, que, além de dar aulas nas escolas, pode ainda atuar em projetos educativos em parques, museus e zoológicos, bem como em editoras, com os livros e programas didáticos dessa disciplina. Outro campo de destaque é para o Professor de Educação Física, visto que essa disciplina é obrigatória na educação básica.

Assim, são diversas oportunidades: tanto para quem quer atuar no setor privado quanto para quem sonha com uma carreira pública, já que é possível prestar concurso e atuar em escolas estaduais e municipais.

Se você quer trabalhar em sala de aula, não tenha medo de fazer o curso de licenciatura. É uma profissão gratificante e com um mercado de trabalho promissor tanto nas capitais e grandes cidades, como também em pequenos e médios municípios.

Ficou interessado nessa carreira e busca mais informações? Entre em contato com o UniFOA e saiba mais sobre esse curso de graduação!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas