O que você precisa saber sobre o curso de licenciatura?

Muitas pessoas gostam de ensinar e já pensaram em fazer um curso de licenciatura. Porém, na hora do vestibular, têm dúvidas se essa é mesmo a melhor opção. Essa insegurança se dá pela falta de informação de como é essa graduação e de quais são as perspectivas do mercado de trabalho.

Preparamos este post para ajudar os estudantes que querem entender melhor como é essa formação e a diferença para os outros tipos de curso superior. Vem com a gente e descubra por que vale a pena investir nessa graduação!

Como funciona um curso de licenciatura?

É um tipo de graduação que dura de 2 a 3 anos e tem o objetivo de preparar o aluno para se professor da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de cursos técnicos e pré-vestibulares.

Por conta disso, em seu conteúdo programático, além das disciplinas voltadas para a área do conhecimento do curso, há temas direcionados para a área pedagógica, como Didática, Psicologia da Educação, Metodologia de Ensino, Legislação da Educação Básica, Educação Inclusiva e Libras.

Para conseguir o diploma do curso de licenciatura, o aluno precisa ainda fazer o estágio obrigatório em escolas e entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Qual a diferença da licenciatura para os demais tipos de graduação?

Se você tem dúvidas se a licenciatura é o melhor caminho para você, confira as diferenças para os outros tipos de curso superior:

• bacharelado — formação que dura, em média, 4 anos e é voltada para o mercado de trabalho em geral, excluindo a atuação na educação básica. O aluno adquire conhecimentos e habilidades de uma grande área do conhecimento, podendo escolher qual campo profissional quer seguir;
  • tecnólogo — é uma formação mais rápida (2 a 3 anos), em que o aluno se prepara para um segmento mais específico do mercado de trabalho, por isso a matriz curricular é mais voltada para a prática.
Leia também:  Afinal, o que é um Currículo lattes? Descubra e saiba como fazer o seu!

Vale a pena investir em uma graduação em licenciatura atualmente?

Como se vê, somente com o curso de licenciatura é que você poderá atuar como professor de crianças e adolescentes em escolas públicas e particulares. Estamos falando de boas perspectivas profissionais, visto que a demanda por professores na educação básica é alta.

Uma área bem aquecida é para o Professor de Biologia, que, além de dar aulas nas escolas, pode ainda atuar em projetos educativos em parques, museus e zoológicos, bem como em editoras, com os livros e programas didáticos dessa disciplina. Outro campo de destaque é para o Professor de Educação Física, visto que essa disciplina é obrigatória na educação básica.

Assim, são diversas oportunidades: tanto para quem quer atuar no setor privado quanto para quem sonha com uma carreira pública, já que é possível prestar concurso e atuar em escolas estaduais e municipais.

Se você quer trabalhar em sala de aula, não tenha medo de fazer o curso de licenciatura. É uma profissão gratificante e com um mercado de trabalho promissor tanto nas capitais e grandes cidades, como também em pequenos e médios municípios.

Ficou interessado nessa carreira e busca mais informações? Entre em contato com o UniFOA e saiba mais sobre esse curso de graduação!