Como a síndrome do impostor nos estudos pode me afetar?

Já passou por momentos de grande ansiedade e insegurança? Teve dúvidas em relação à sua própria capacidade? Pois saiba que você pode sofrer da síndrome do impostor, um fenômeno que faz com que a pessoa se sinta constantemente como uma fraude, mesmo tendo se esforçado para alcançar o sucesso.

A síndrome do impostor nos estudos pode afetar diretamente não apenas o desempenho do aluno em exames e avaliações, como também a sua capacidade de aprendizado. Por isso, é importante conhecer esse transtorno para saber como manter o equilíbrio emocional e tratá-lo caso ele venha a ocorrer com você.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar o que é a síndrome do impostor, como ela pode prejudicar os estudos e o que fazer para superá-la. Continue a leitura e confira!

O que é a síndrome do impostor?

A síndrome do impostor é um fenômeno associado ao perfeccionismo, mais até do que à falta de confiança. Basicamente, a pessoa se torna incapaz de reconhecer as suas realizações, atribuindo-as, muitas vezes, a fatores externos.

Além disso, esses indivíduos apresentam dificuldades de aceitar elogios, pois acham que as suas conquistas foram ocasionadas por sorte ou casualidades.

Como ela pode prejudicar os estudos?

É comum encontrar a ocorrência da síndrome do impostor nos estudos, principalmente por conta da intensa cobrança por desempenho existente na vida acadêmica. O ritmo pesado das aulas, aliado a preocupações como entrevistas de estágio e mercado de trabalho, pode levar os alunos a acreditarem que eles não são dignos do êxito, por exemplo.