Sipat inicia com palestra sobre autoconhecimento   

IMG 9167

Se sua mente não estiver em paz, seu corpo não estará saudável. Você acredita nisso? O que muita gente não sabe é que se a saúde mental não estiver em dia, seu corpo também não estará. Segundo o palestrante que fez a abertura da 27ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – Sipat, o professor Alessandro Orofino, a saúde mental é a musculação da alma.  

Já notou que muitas das aflições do cotidiano refletem no seu comportamento, tanto na sua evolução da vida profissional quanto na pessoal? Durante cerca de 60 minutos, Orofino explanou mais sobre a importância do autoconhecimento. “Vemos a ponta o iceberg, se levantarmos ele, encontraremos uma grande peça que precisa de atenção”, aponta em sua apresentação. “Nossas emoções precisam de gerenciamento, nosso corpo adoece sem cuidado psicológico”. 

Com teoria e dinâmica, o professor mostrou em números e dados o quanto a população mundial e principalmente a brasileira está doente. Segundo pesquisas, o Brasil é o campeão da América Latina como o país mais deprimido do continente. “Sem saúde mental, não há saúde”.  

– Temos forças e poderes inimagináveis, mas também somos frágeis. Precisamos reconhecer nossos limites, nossas fraquezas. Se conhecermos nossos pontos críticos, e os assumirmos, conseguimos sofrer menos danos – explica. “Os transtornos mentais atingem doenças físicas”. 

“Um ato seu para você”

A palestra foi uma oportunidade de “encontro para se encontrar”. Orofino aplicou duas rápidas dinâmicas individuais, em que os participantes puderam praticar um pouco da inteligência espiritual. “É uma atividade que pode e deve ser feita todos os dias, prática diária”. Em uma das elucidações, Orofino levou o pensamento dos que estavam assistindo, a lugares calmos, encontrando emoções brandas. “É um exercício que você precisa manter o que te pertence, fica dentro de você o que é seu. O que te atinge do outro, você mantém fora, entrega”. 

Leia também:  Com primeira mensalidade gratuita, UniFOA abre inscrições para transferências e outras formas de ingresso

Márcia Pereira, funcionária administrativa de um setor de negociações, o FIES demanda muito de sua atenção. Praticante de meditação há um tempo, participa dos encontros quinzenais que o professor ministra em atividade interna na instituição. “É uma via de mão dupla. Consigo hoje, separar conflitos profissionais que não levo pra casa e vice versa”. 

O evento teve a apresentação e encerramento feito pela presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa, Maria Aparecida Maia, que entregou um certificado de participação ao professor. A palestra foi transmitida online através da plataforma MS Teams e o material apresentado estará disponível do portal da Cipa.

Para a semana, a Sipat está recheada de atividades que podem ser conferidas no novo portal, também apresentado ao final da palestra pela presidente da comissão, com identidade visual nova e diversas abas interativas. Na próxima quarta-feira, dia 10, será a vez da abordagem sobre “Segurança no lar: da teoria à prática”, uma palestra oferecida pelo grupo Ases do Fogo com o bombeiro civil Wesley dos Santos Alves, da empresa. A palestra acontecerá na sala 110 do prédio 18, às 15h, e contará com dinâmicas e apresentações práticas de contenção de fogo com os próprios funcionários da instituição. 

A Sipat acontece entre os dias 8 e 12 de agosto com transmissão on-line das palestras pela plataforma MS Teams. Com permissão da presidência da FOA, todo setor poderá indicar um funcionário a assistir a palestra. 

Leia também:  UniFOA ganha selo 'Instituição Comprometida com a Empregabilidade' da ABMES em parceria com a Symplicity

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas