Descubra o que são soft skills e quais são as mais buscadas pelas empresas

Quando você imagina o que o mercado de trabalho espera dos profissionais, pensa somente no conhecimento e habilidades técnicas essenciais para determinado cargo? Saiba que, além de um bom currículo, é necessário desenvolver também as soft skills.

São habilidades que não estão relacionadas à sua formação acadêmica ou a cursos complementares — como de idiomas, visto a importância do inglês no desenvolvimento de carreira —, e sim têm a ver com a sua postura, comportamento e o modo como você se relaciona com os outros.

Estamos falando de competências pessoais, que são cada vez mais valorizadas pelas empresas. Quer saber quais são elas? Então não perca o post que preparamos para você!

Comunicação

A primeira soft skills que você precisa desenvolver é a comunicação. É necessário saber conversar e transmitir suas ideias com clareza para seus supervisores e colegas de trabalho. Assim, essa competência vai ajudar você a demonstrar suas potencialidades e facilitar o trabalho em equipe.

É necessário ter segurança na hora de se expressar e falar com calma, sem atropelar os pensamentos. Aliás, essa habilidade é importante até mesmo para se sair bem na entrevista de emprego.

Uma boa comunicação também envolve saber ouvir o ponto de vista das outras pessoas e redigir um e-mail ou relatório de maneira adequada.

Criatividade

As organizações buscam colaboradores que saibam inovar, por isso a criatividade é uma das soft skills mais buscadas pelo mercado. Boas ideias podem colocar um negócio na frente da concorrência, ajudar a desenvolver um produto ou serviço diferenciado e até mesmo a otimizar a produção, reduzindo custos.

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Para desenvolvê-la, a dica é estar atento às tendências e novidades do seu setor, participar de diferentes projetos e iniciativas ainda na graduação, como a empresa júnior da faculdade, e manter a mente aberta para diferentes assuntos.

Resiliência

Você sabe o que é resiliência? Diz respeito a conhecer bem as próprias emoções e, a partir disso, saber como enfrentar situações desfavoráveis sem se abater. É uma competência fundamental para lidar com as situações de pressão e estresse que envolvem o ambiente de trabalho.

Pessoas resilientes têm controle emocional, conseguem administrar bem os momentos de frustração e mantêm uma postura adequada até mesmo na hora de receber um feedback negativo. São profissionais que não colocam a carreira a perder por conta de um desequilíbrio emocional devido a um conflito com outro colega, por exemplo. Além disso, sabem administrar as situações e como se comportar mesmo nos momentos de maior tensão.

Empatia

A empatia vai enriquecer o seu relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Trata-se da capacidade de se colocar no lugar do outro, respeitando as opiniões divergentes e evitando fazer julgamentos precipitados. Com essa habilidade desenvolvida, você consegue trabalhar com pessoas de diferentes formações e gerações e, dessa forma, aprender com elas.

Adaptabilidade

Por último, para que você possa estar preparado para todas as mudanças do mercado, é fundamental ter a capacidade de se adaptar. O que isso quer dizer? Que você não pode ter medo de assumir uma função diferente, de aprender a lidar com uma nova ferramenta tecnológica ou até mesmo de viver novas experiências, como fazer um intercâmbio.

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Para ser bem-visto pelas empresas, além de fazer uma faculdade de qualidade, você precisa desenvolver as soft skills. Por isso, faça um exercício de autoconhecimento e liste seus pontos fortes e fracos. Dessa maneira, você sabe quais são os aspectos que precisa aperfeiçoar para construir uma carreira de sucesso.

Você sabia da importância das competências pessoais para sua vida profissional? Se precisar de mais algum esclarecimento, deixe seu comentário no post!

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Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

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