Parceria de sucesso: UniFOA e Prefeitura levam a Campeã Viradouro para VR

Viradouro

Um público completamente encantado com um espetáculo que reuniu samba, cores, brilho, alegria e muita animação. Assim pode ser definida a noite de sábado (9), nas principais ruas da Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, com a apresentação do Bloco da Vida, formado por pessoas da Melhor Idade, seguido do desfile da campeã do Carnaval 2024 do Rio de Janeiro, a Escola de Samba Unidos do Viradouro, que trouxe 150 componentes, como destaques, bateria e casal de porta-bandeira e mestre-sala, fazendo todo o público se acabar na avenida. O UniFOA, como apoiador e incentivador cultural, contribuiu para o sucesso do evento.

Na primeira parte da festa, o Bloco da Vida, maior bloco carnavalesco da Melhor Idade na região, contagiou o público com um espetáculo de cores, brilho e alegria, mostrando que a terceira idade é uma inspiração para todos. Com o enredo “A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte”, os 500 foliões, divididos em dez alas, apresentaram-se com comissão de frente, porta-bandeira, mestre-sala, rainha da bateria e destaques, não deixando ninguém parado naquela que se transformou na avenida do samba, mesmo com a chuva.
Em seguida, veio a apresentação da tão esperada Escola de Samba Unidos do Viradouro. Com as cores vermelho e branco, a escola de Niterói veio mostrar, ao vivo, as serpentes voduns, cultuadas na tradição africana. O samba-enredo “Arroboboi Dangbé”, em referência à serpente sagrada do povo Jeje, trouxe uma história do século XVIII, que aconteceu na costa ocidental da África, traduzida em cores, brilhos, ritmos e alegria, com muito samba no pé e belas passistas.

Leia também:  MedTech: Metodologia com realidade virtual, por meio de óculos 3D, será implantada na Medicina do UniFOA

Anderson de Souza, secretário de Cultura de Volta Redonda, deu suas impressões sobre o grande evento desse sábado: “Fizemos ontem um grande evento para uma avenida lotada mesmo debaixo de chuva. Esta é a verdadeira manifestação da cultura popular. A Viradouro, campeã do carnaval carioca juntou-se ao maior bloco da terceira idade do país para homenagear, principalmente, as mulheres de Volta Redonda.”

O prefeito Antonio Francisco Neto expressou sua gratidão ao UniFOA e à Fundação Oswaldo Aranha (FOA), que possibilitaram essa ação cultural significativa para a cidade. “É uma alegria sem tamanho poder trazer esta animação para a nossa cidade e a FOA/UniFOA é a nossa melhor parceira nesta festa”.

O presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado, mostrou sua satisfação e alegria em fomentar a cultura na cidade e ser um grande parceiro do poder público. “É um orgulho para nós contribuir para eventos que enriquecem a cultura local, promovendo a integração com a alegria e segurança. Estamos comprometidos em continuar sendo uma peça fundamental nesse apoio cultural.”