TCC é apresentado em Congresso Internacional de Enfermagem em Dubai

A Conferência Internacional sobre Enfermagem e Saúde de Mulheres em Dubai, nos Emirados Árabes, convidou o professor do curso de Nutrição, Marcelo Mendes, orientador do trabalho escrito pela aluna Franciellen da Silva Ferreira, Resposta glicêmica do açúcar de coco, sacarose e açúcar mascavo em indivíduos saudáveis” a participar com o estudo no fim do mês de novembro.  

Foramdois dias de evento, que aconteceu de forma híbrida, teve a participação online do professor Marcelo, também palestras, apresentações, workshops e muito networking, gerando oportunidades para jovens pesquisadores e estudantes. Houve também simpósios, discussões de casos e exposições demonstrando novas teorias e práticas em Enfermagem e suas subespecialidades. 

O TCC, realizado em 2018, consistia em experimentar tipos de açucares que não fossem nocivos para as pessoas portadoras da diabetes. O objetivo era provar se o açúcar de coco teria um baixo índice glicêmico. 

Nesse processo, foram testados três tipos de açúcar (mascavo, refinado e coco) 30 pessoas, sendo ingerido 50g de cada e em um intervalo de 15, 45 e 60 minutos era monitorado o aumento de açúcar no sangue e sua redução. Nessa etapa, foi observado que não teve diferença entre eles. Mas o açúcar de coco teve o pior resultado dentre os outros dois, sendo assim mais prejudicial ao diabético. 

Após conclusão do curso, Franciellen teve seu material publicado na revista Braziliam Journal of Health Review, o que a levou à participação do congresso.  “Foi um reconhecimento muito bacana que esse trabalho trouxe. O tema é muito relevante pois as pessoas estão comprando o açúcar achando que está consumindo um produto que na verdade pode prejudicá-lo”, finalizou o professor Marcelo.  

Leia também:  Pibiti/CNPq: Inscrições abertas para bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

 

 

Ana Bonifácio |Estagiária | Núcleo de Comunicação 

 

 

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas