Conheça 4 técnicas de gestão de tempo para estudos

Uma boa absorção da matéria estudada também tem a ver com organização e técnicas de gestão de tempo. Isso diz respeito, principalmente, à maneira como a rotina de estudos é planejada pelo aluno. Na maioria dos casos, candidatos que conseguem se organizar e estudar em função de um programa, acabam tendo maiores chances de se destacar nos vestibulares. Sendo assim, quando pensamos em planejamento é fundamental considerar técnicas de gestão de tempo.

Quer saber mais sobre elas e como isso pode fazer a diferença na sua rotina de estudos? Então siga conosco e acompanhe este artigo até o final.

1. Técnica dos Mapas Mentais

A ideia por trás do mapa mental é criar uma representação de conceitos que podem ser interligados, de modo que isso, posteriormente, seja facilmente recordado. Assim, o aluno cria diagramas que se relacionam com uma ideia central, de onde partem todas as outras ideias. Esses diagramas podem ser feitos de maneira muito simples, até mesmo manualmente.

Assim, para ganhar mais tempo você pode usar essa técnica para planejar as matérias que precisa estudar e, principalmente, para criar resumos dos conteúdos já vistos. Isso certamente ajudará na sua memorização, tanto quanto na assimilação de novos conteúdos.

Além disso, a cada nova informação obtida você pode acrescentar novas ramificações ao esquema memorizado, o que permite facilitar a assimilação desses novos dados.

Leia também:  Clínica universitária: por que é um diferencial essencial para a sua formação em Odontologia?

2. Técnica Pomodoro

Essa conhecida técnica tem o objetivo de aumentar a sua produtividade. Você pode colocá-la em prática criando uma lista com os materiais e assuntos que pretende estudar. Usando um marcador de tempo, você deve marcar cada ciclo de estudos que possui 25 minutos. Durante o período do ciclo é preciso se concentrar 100% em sua atividade, abrindo mão de qualquer outra coisa, como acessar as redes sociais ou sair para beber água, por exemplo.

Ao término de cada ciclo você pode descansar entre três a cinco minutos e então reiniciar o processo. No fim, serão cumpridos quatro ciclos de 25 minutos cada um, então você poderá descansar por entre 15 e 30 minutos.

No total, o tempo de estudo terá sido de 100 minutos num método que exige 100% de sua concentração.

3. Técnica dos 18 minutos

Comece dedicando cinco minutos para planejar seus estudos e desenvolver uma lista de atividades. Coloque o alarme para soar a cada 60 minutos, passado esse tempo, você dedicará um minuto para refletir sobre a última hora estudada. Você deve fazer isso por um período de 8 horas.

No fim, tire cinco minutos para refletir sobre o que foi feito ao longo de todo o dia.

Assim, somando os cinco minutos iniciais aos cinco minutos finais e os oito minutos entre uma hora de estudo e outra, você tem 18 minutos de reflexão sobre o que estudou ou deve estudar, por isso o nome da técnica.