Vale a pena fazer uma iniciação científica na faculdade?

A graduação proporciona diversas experiências para os estudantes. Ao fazer faculdade, você tem contato com muito mais do que um ambiente diferente ou novas rotinas de estudos. E um dos aspectos mais vantajosos é a vivência da iniciação científica.

Você não sabe do que se trata? Então, aproveite este post para conhecer essa atividade e ver os benefícios que ela pode trazer para sua formação. Vamos lá?

Como funciona a iniciação científica na faculdade?

Os cursos de Ensino Superior têm forte ligação com o avanço da ciência. Além dos professores precisarem estar sempre atualizados sobre novos conhecimentos que surgem, eles também são alguns dos responsáveis por essa evolução. Isso acontece por meio das pesquisas científicas.

Em universidades e centros universitários, a pesquisa é um aspecto fundamental — aliado ao ensino e às atividades de extensão. Essa característica proporciona muita riqueza para a formação dos alunos, que podem participar da iniciação científica e se inserir no mundo das pesquisas.

Ao fazer isso, eles obtêm conhecimentos fundamentais, como técnicas de sua área de estudos e aspectos da metodologia científica. O contato com essa atividade também promove maior conhecimento prático. Para participar, o estudante deve se informar sobre os núcleos de pesquisa da sua faculdade.

Por que vale a pena fazer parte da iniciação científica?

Agora que você já sabe do que se trata, vamos conhecer as vantagens de se envolver na pesquisa durante a graduação? Confira!