UniFOA comemora 1 ano do projeto Vírgula, Hub de Inovação VR

Hub

O projeto Vírgula, Hub de Inovação VR, iniciativa da Prefeitura de Volta Redonda em parceria com o UniFOA e outras Universidades da região sul fluminense, completou um ano no Dia Mundial da Inovação (19). Em comemoração, dois novos espaços foram inaugurados na noite de ontem, no Shopping Park Sul, em Volta Redonda.

O intuito do projeto é, desde o início, promover uma consultoria gratuita e especializada para empreendedores que desejam atuar em várias áreas, ou que pretendem criar empresas inovadoras de tecnologia e sustentáveis, como as startups. O conceito da iniciativa é incentivar o empreendedorismo e a criação de novos negócios, com o objetivo de promover maior desenvolvimento socioeconômico regional. A organização sempre está aberta para a realização de palestras sobre gestão de negócios e ideias de negócios, com intuito de acolher os empreendedores da região da melhor forma possível.

Mesmo com apenas um ano de existência, 10 mil atendimentos já foram feitos pela iniciativa, além de 100 alunos já terem se formado em cursos de capacitação como programação em Arduino, Linguagem de Programação, Marketing Digital, Assistente de Logística e Administrativo. Camila Silveira, Coordenadora Geral da organização, afirmou que o objetivo principal é divulgar cada vez mais o projeto, com o propósito de atingir o máximo de pessoas possíveis:

“A ideia desde o início é o incentivo social, porque as pessoas precisam entender que o propósito é elas terem um espaço onde elas irão aprender para crescer profissionalmente. Nosso objetivo é que o projeto apareça para elas por meio de mídias, de marketing e do nosso site, que ainda estamos desenvolvendo”, concluiu.

Leia também:  Conheça as 10 profissões promissoras para os próximos anos

O evento contou, ainda, com uma transmissão ao vivo de um podcast que tratou sobre inovação, e foi divida em três momentos. O professor e Pró-Reitor de Educação a Distância e Tecnologias de Ensino do UniFOA, Rafael Teixeira, conversou sobre “o efeito da inovação na vida das pessoas”. O delegado Antônio Furtado participou com o tema “a significância de um espaço de inovação para o munícipio”. Já a Bianca Campos falou sobre “Qual a relevância do HUB para a juventude da região”.

Rafael Texeira, professor do UniFOA, acredita que o Vírgula tem causado impacto positivo na sociedade. Para ele, a essência do Vírgula é ser um ecossistema voltado para promoção de novos projetos e negócios, sempre com foco em inovação, tecnologia, desenvolvimento e empreendedorismo.

“A ideia para o futuro é criar novos projetos e atingir um publico ainda maior, além de fomentar a participação em editais para desenvolver ainda mais projetos”, pontuou o professor.

Hub de Inovação

O “Vírgula Hub de Inovação VR” é um espaço físico e virtual de interação do qual são fundadores a Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), UFF, o UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda, a Universidade Geraldo di Biasi (UGB), a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), o Sebrae e a PMVR (Prefeitura Municipal de Volta Redonda).

Além disso, o Vírgula conta também com parcerias do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sesi (Serviço Social da Indústria), ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras), ICT (Instituto de Cultura Técnica), IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), Samsung, Parque Tecnológico de Itaipu, CPQD (Centro Tecnológico de Campinas), Faculdade do Sul Fluminense (Fasf) e o apoio do Shopping Park Sul, Zamix, SegBarra e ADR Sul Fluminense.

Leia também:  Prevenção e Tratamento de Queimaduras: Workshop Amplia Conhecimentos de Estudantes

Crédito: foto de Cris Oliveira/Secom PMVR

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas