UniFOA sedia evento para estreitar laços com a comunidade

O UniFOA, visando estreitar laços com a comunidade de Três Poços, deu início às atividades do VIII Encontro de Extensão. O objetivo do evento foi abrir as portas da Instituição e conhecer as demandas reais do bairro e colaborar com a solução de seus problemas. A abertura do evento aconteceu no dia 22/03.

Projetos de ação para comunidade

No primeiro dia do evento, representantes do Poder Público foram convidados e estiveram presentes a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC) e Coordenadoria da Juventude.

Durante o encontro, os participantes puderam apresentar os projetos já desenvolvidos para a população e também, se mostraram abertos a novas propostas. Os professores e alunos do UniFOA puderam conhecer os projetos e ficaram à disposição para aperfeiçoar e acrescentar aos projetos de acordo com a demanda e distribuídas conforme as expertises dos cursos.

Comunidade

“A nossa ideia é aplicar na educação um ensino extra muros, porque não adianta muitas atividades serem desenvolvidas na graduação e na pesquisa, se o nosso estudante não se prepara para atender as demandas da sociedade. Essa parceria é muito importante pra gente. A extensão é fundamental no currículo do nosso aluno”, afirmou a Reitora Úrsula Fraga Amorim.

Oficina de Ecoartesanato

Na Sala Verde Paraíba do Sul, os participantes do evento puderam aprender algumas técnicas de pinturas em vidro e reaproveitamento de materiais na oficina de Ecoartesanato. O workshop foi ministrado pela professora Rhanica Toledo.

Leia também:  Atlética de Educação Física do UniFOA é tricampeã do Torneio Universitário do Sul Fluminense (TUSF)

A ideia do projeto, que começou despretensiosamente em sua casa, é dar nova utilidade aos objetos que antes iriam para o lixo. “Eu fiz uma almofada com retalhos de camisas que, supostamente, não serviam para nada mais”. A atividade está ganhando cada vez mais força, e Rhanica já realizou duas exposições com suas peças e tem seu perfil no Instagram.

Comunidade

A funcionária Luiza Carolina Gama, assessora do Escritório da Cidadania foi uma das alunas que se entregou ao trabalho artesanal. Ela aproveitou a oportunidade e produziu uma pintura, cheia de detalhes e afetividade, em um prato de porcelana para presentear a filha em seu aniversário de 11 anos essa semana.

SEGUNDO DIA

Diagnosticando Problemas Sociais do Bairro Três Poços

Dando continuidade ao encontro, aconteceu, no Centro Histórico Cultural Dauro Peixoto Aragão, na quarta-feira (23), uma atividade totalmente focada na comunidade de Três Poços. Durante o momento, foi explicado que os trabalhos no bairro Três Poços são feitos a partir de uma divisão geográfica, uma vez que o bairro é muito grande e cada ponto da comunidade tem uma demanda diferente, por exemplo: alguns pontos do bairro tem necessidades de saneamento e outro de educação.

A Pró-reitora de Extensão do UniFOA, Ana Carolina Callegario, falou sobre a necessidade desse encontro. “É importante conhecer a realidade do bairro onde estamos inseridos”, pontuou a Pró-reitora.

Leia também:  Curso de Odontologia realiza 46ª Jornada Odontológica

Comunidade

Estiveram presentes cerca de 30 pessoas, entre representantes de toda a comunidade de Três Poços (líderes comunitários, religiosos e sociais, além de pessoas que representam o condomínio Minha Casa Minha Vida), junto ao grupo intersecretarias do poder municipal que trabalha nos CRAS,  nos postos de saúde, Coordenadoria Municipal de Prevenção às drogas e, também, os representantes do UniFOA.

Paralelo a este evento ocorreu, no Laboratório Técnico de Dietética a Oficina de utilização integral dos alimentos, ministrada por Paula Balbi de Melo, professora do UniFOA.

 

Adriana Marins e Juliana Aragão | Jornalista

Núcleo de Comunicação

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas