UniFOA realiza oficina contra desperdício de alimentos

desperdício

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil ocupa a 10ª posição no ranking mundial do desperdício de comida. O IBGE divulgou em setembro de 2023 que cerca de 30% dos alimentos produzidos no país são perdidos, equivalente a mais de 46 milhões de toneladas de comida.  

Pensando em oportunizar um melhor aproveitamento dos alimentos e conscientizar as crianças sobre a importância de evitar o desperdício de alimentos, o laboratório de dietética no campus Olezio Galotti, foi palco de uma tarde repleta de aprendizado e diversão, ao receber os alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Profª Marizinha Félix Teixeira de Lima, do município de Volta Redonda.

Acompanhados por seus professores, os estudantes participaram de uma enriquecedora oficina de reaproveitamento de alimentos. O projeto, idealizado pelo curso de Jornalismo do UniFOA, está em sua segunda edição e conta com a parceria do curso de Nutrição desde o ano anterior e esse ano teve apoio do curso de Publicidade e Propaganda. 

Durante a oficina, os próprios alunos colocaram a mão na massa para preparar um bolo de casca de banana, uma torta de talos e cascas de legumes e um patê de talos de couve. Receberam orientações de higiene e técnicas de culinária dos alunos do curso de Nutrição, supervisionados pela professora Thaís Pontes. Antes de iniciar o preparo, foram divididos em três grupos e receberam um folder com o passo a passo das receitas, elaborado pelos estudantes de Publicidade e Propaganda sob supervisão do professor do curso, Edilberto Venturelli. 

Leia também:  Com primeira mensalidade gratuita, UniFOA abre inscrições para transferências e outras formas de ingresso

“Essa atividade proporciona aos nossos alunos a oportunidade de serem tutores na conscientização sobre a produção e consumo de alimentos”, afirmou Edilberto. Ele ressaltou que os impactos da ação também beneficiam os estudantes do UniFOA, participantes cruciais da atividade, e enfatizou o propósito principal da iniciativa: “Além de formar cidadãos mais conscientes, queremos preparar comunicólogos sociais prontos para auxiliar no crescimento de nossa sociedade”. 

Angélica Arieira, coordenadora do curso de Jornalismo do UniFOA e professora de Língua Portuguesa do 6º ano da Escola Marizinha, destacou a importância da atividade: “Por meio da conscientização contra o desperdício, a educação é potencializada. Podemos transmitir às crianças que pequenas atitudes podem transformar vidas, como o reaproveitamento completo dos alimentos. É, sem dúvidas, uma oportunidade imensurável”. 

Após o cozimento das receitas, os alunos puderam degustar os pratos que prepararam e receberam um folder com as receitas para repetirem em casa, reforçando a luta contra o desperdício. 

“Foi uma tarde muito divertida. Gostei muito de preparar uma das receitas e o bolo estava uma delícia. Com certeza vou tentar fazer em casa novamente”, relatou Iago Mendes, estudante da Escola Marizinha, feliz pela acolhida e ansioso para repetir seus aprendizados.

Evite desperdícios!

 

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas