Como usar o LinkedIn para conseguir oportunidades profissionais?

Muito além de momentos de descontração, as redes sociais também podem ajudar a encontrar oportunidades. Nesse sentido, é importante saber como usar o LinkedIn, pois ele é excelente para quem procura o crescimento profissional desde a graduação.

Essa rede é mais voltada para relações de trabalho. É o lugar ideal para mostrar as suas habilidades para possíveis empregadores ou pessoas relacionadas à área de interesse. Ele ajuda encontrar novos contatos, fator essencial para quem deseja se destacar na carreira, e também pode ser usado como um portfólio.

Quer construir um perfil relevante no LinkedIn e se sobressair na sua área? Continue a leitura e confira dicas valiosas.

Tenha um perfil atualizado

Para mostrar que você se empenha e conhecer novas pessoas, é importante ter um perfil atualizado no LinkedIn. Não basta fazer um cadastro com todo o cuidado e deixar a conta lá parada por semanas.

A dica é registrar os cursos que fizer, compartilhar os eventos que participar e interagir com outras pessoas. Na rede social também existem grupos temáticos e publicação de textos que você pode acompanhar.

Conecte-se com pessoas da sua área

Conectar-se com outras pessoas é fundamental para o seu perfil crescer. Porém, é importante se aproximar de quem realmente agregue à carreira. É interessante procurar por professores e colegas da graduação, além de acompanhar profissionais de referência naquele ramo, até que a rede se amplie.

Leia também:  Qual a nota mínima do Enem para entrar na faculdade? Tire essa e outras dúvidas!

Uma dica importante de como usar o LinkedIn para conseguir novos contatos de trabalho é personalizar o convite de conexão. Mostre para a pessoa o que vocês têm em comum na hora da abordagem, o que já cria uma aproximação e deixa a mensagem menos genérica.

Capriche no resumo do perfil

O seu perfil precisa mostrar mais sobre você e indicar qual a sua especialidade. Por isso, o resumo deve ser escrito cuidadosamente. Esse espaço suporta até 2000 caracteres, portanto, use-o com sabedoria.

É importante que você se apresente, conte um pouco sobre os elementos mais relevantes da sua trajetória, fale das pretensões e motivações profissionais, além de deixar dados para contato.

Escolha as fotos com cuidado

As fotos usadas no perfil e na capa são o primeiro contato com as pessoas, portanto, precisam ser escolhidas com muito cuidado para causarem um impacto positivo. Para o perfil, escolha uma imagem que demonstre profissionalismo e que esteja alinhada com a sua área de atuação.

O nível de formalidade varia conforme a sua proposta, porém, a simplicidade é sempre uma boa alternativa.

A capa é outra oportunidade de mostrar mais sobre você e despertar a curiosidade do visitante. Use esse espaço para demonstrar os seus valores ou algo da rotina de trabalho. O LinkedIn também permite acrescentar imagens de eventos, o que é excelente para manter a rede atualizada.

Leia também:  4 dicas de interpretação de texto para mandar bem no Enem

Como vimos, saber como usar o LinkedIn é ótimo para quem pretende ampliar as possibilidades profissionais e aprender mais sobre a área de atuação. É importante buscar se relacionar com os contatos e evitar deixar o perfil de lado para não perder o que já foi construído.

Gostou das dicas? Acompanhe mais informações sobre carreira assinando a nossa newsletter.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas