Em que situações vale a pena fazer uma segunda graduação?

É comum começar a jornada universitária com alguma insegurança — vou me adaptar ao contexto da universidade? Vou gostar do curso? Vou conseguir espaço no mercado com essa profissão? Essas e outras dúvidas podem surgir durante a primeira experiência na faculdade, o que já não acontece na segunda graduação.

Se você optar por repetir a dose do ensino superior, verá que, na segunda vez, não há tantos receios ou medo do desconhecido. Mas será que vale a pena apostar em duas graduações no currículo? Qual o momento certo para isso?

Entenda em que situações a segunda graduação é bem-vinda!

Aprender uma nova habilidade

Além do conhecimento técnico, as empresas têm se preocupado cada vez mais em contratar pessoas que apresentem uma boa relação de soft skills — habilidades comportamentais que moldam o perfil do profissional, como comunicação, liderança etc.

A insegurança que o jovem sente durante sua primeira experiência em uma faculdade pode dificultar a aquisição dessas habilidades. Um exemplo é a timidez na hora de se comunicar ou apresentar trabalhos. Nesse sentido, uma segunda graduação pode ajudar a aperfeiçoar características que ainda não foram bem-lapidadas.

Cumprir exigências do mercado

Após o primeiro diploma de curso superior, as chances de conseguir um trabalho já são boas. Mas algumas vagas requerem formação com foco em áreas específicas de atuação. Nesses casos, a empresa em que você atua pode exigir uma segunda graduação para atender as demandas da rotina profissional.