Veja quais características um bacharel em Direito precisa ter!

A graduação em Direito é uma das mais desejadas do Brasil. Afinal, trata-se de uma profissão tradicional, com grande valor social e amplas possibilidades de trabalho. Para ser um bom profissional na área, é preciso estudar muito, além de desenvolver algumas características essenciais para o bacharel em Direito.

Isso mesmo! Uma boa comunicação e o poder de persuasão, por exemplo, são essenciais nessa área, especialmente para quem segue na advocacia. Ainda, o rigor para a pesquisa, o gosto pela leitura e o comportamento ético são outras habilidades indispensáveis para a carreira em Direito.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Quais são as principais características de um bacharel em Direito?

Se você sente que essa graduação é ideal para você, provavelmente vai se identificar com as características abaixo. Conheça as qualidades que um bom bacharel em Direito tem!

Boa comunicação

Falar bem é essencial nessa área. Afinal, nas diversas carreiras jurídicas, é preciso ter organização de pensamento e boa exposição de argumentos. Somente assim o bacharel em Direito pode usar os mecanismos legais a seu favor.

A eloquência tem a ver com a capacidade de se expressar sem ocasionar dúvidas em quem ouve. Isso é fundamental, por exemplo, para que se estabeleça uma relação de confiança e transparência com clientes e instituições judiciais.

Capacidade de argumentação e persuasão

Além de saber se expressar corretamente, os formados em Direito são conhecidos por seu poder de convencimento. A habilidade de argumentação é especialmente importante para os que conseguem vencer o medo da prova da OAB e seguem na advocacia.

Leia também:  9 habilidades profissionais valiosas desenvolvidas na faculdade

Aqui, entra também o poder de persuasão, que funciona de modo distinto da argumentação, mesmo que as duas habilidades consistam no convencimento de terceiros. Nem toda persuasão é argumentativa: às vezes, a postura, o tom de voz e outras formas de expressão fazem parte de um perfil capaz de fazer com que outras pessoas concordem com sua posição.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma das habilidades comportamentais mais valorizadas no mercado de trabalho. No Direito, não é diferente. Aliás, saber regular de forma eficiente as próprias emoções é uma habilidade essencial para os profissionais dessa área.

Imagine a situação de um tribunal, por exemplo: você defenderá uma parte, mas terá que ouvir críticas e uma argumentação contrária à sua, certamente feita por outro excelente profissional. Assim, é necessário manter a calma e a autoconfiança — se você consegue ter a cabeça fria mesmo em situações desfavoráveis, já está no caminho certo.

Além disso, em alguns momentos da sua carreira, você pode se deparar com situações de injustiça que nem sempre estão dentro da sua alçada. Saber lidar com isso é muito importante.

Empatia e imparcialidade

Outras duas características do bacharel em Direito são a empatia e a imparcialidade. Ao ouvir um cliente, é importante que o profissional saiba realizar uma escuta ativa e sensível, ao mesmo tempo que assume um certo distanciamento para poder enxergar melhor informações valiosas para o caso.

Para os advogados, a empatia é especialmente importante. Pense que quando alguém recorre a um profissional para defendê-lo legalmente, é porque essa pessoa está em uma situação que provavelmente gera muito estresse e apreensão.

Leia também:  Você tem o perfil de uma carreira acadêmica? Entenda aqui!

Hábito de leitura

O hábito de leitura faz parte da vida do bacharel em Direito. Desde a faculdade, são livros e mais livros para dar conta: para quem não gosta de ler, manter as matérias em dia pode ser bem desafiador. Agora, mais do que uma obrigação, essa é uma característica que leva o profissional a se desenvolver amplamente.

Nesse sentido, a Literatura é uma grande aliada. Sim: não é só de doutrinas jurídicas e obras técnicas que vive um bacharel em Direito. Essa é uma profissão humana, mas cada vez se fala mais sobre as leis e menos sobre os seres humanos nessa área.

Os grandes autores ajudam o profissional a ter contato com diferentes histórias e propõem reflexões que fazem toda a diferença para o exercício profissional em Direito.

Rigor para a pesquisa

Na carreira em Direito, você terá que atualizar seus conhecimentos técnicos constantemente. Para cada estratégia legal, você precisará se debruçar sobre os livros para relembrar detalhes da legislação e pensar em possíveis formas de resolução para os problemas da vez. É preciso saber filtrar informações, interpretá-las e organizá-las com rigor e eficiência.

Comportamento ético

Por fim, o comportamento ético é fundamental para a carreira em Direito — assim como para qualquer atuação profissional, concorda? Por exemplo, é muito importante manter a discrição, ter uma postura confiável e a capacidade de manter informações em sigilo.

Leia também:  Vale a pena fazer Medicina como segunda graduação?

A ética profissional também envolve honestidade e respeito. Para quem está na advocacia, é importante saber os limites éticos da defesa da sua parte. Assim, você deve dizer sempre a verdade.

É preciso ter sempre em mente que essa é uma atuação que pode ter grandes impactos na vida das pessoas, empresas e até mesmo de outros profissionais. Por isso, procure se destacar no mercado de trabalho pelos motivos certos!

Por que fazer Direito no UniFOA?

Se depois de ler este post você tem ainda mais certeza de que essa é a sua graduação ideal, não deixe de contar com uma boa universidade! Aqui no UniFOA, você tem uma formação de excelência, em um modelo que mescla a tradição de um ensino já consolidado com as ferramentas educacionais e metodologias mais inovadoras.

Nosso curso de Direito dura 10 semestres — 5 anos — e é conduzido por docentes com alta titulação. Ainda, o UniFOA se destaca pelas iniciativas de pesquisa técnica e científica e pelas ações de extensão. Então, aqui você tem o que precisa para ter uma formação sólida, que vai além da sala de aula.

Gostou de conhecer as características essenciais de um bacharel em Direito? Como você viu, o profissional dessa área precisa se comunicar bem, buscar o autodesenvolvimento constantemente por meio da leitura e ter sempre uma postura ética.

O que você está esperando? É fácil: entre em contato consoco e veja como começar a sua graduação quanto antes no UniFOA!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas