Veja quais características um bacharel em Direito precisa ter!

A graduação em Direito é uma das mais desejadas do Brasil. Afinal, trata-se de uma profissão tradicional, com grande valor social e amplas possibilidades de trabalho. Para ser um bom profissional na área, é preciso estudar muito, além de desenvolver algumas características essenciais para o bacharel em Direito.

Isso mesmo! Uma boa comunicação e o poder de persuasão, por exemplo, são essenciais nessa área, especialmente para quem segue na advocacia. Ainda, o rigor para a pesquisa, o gosto pela leitura e o comportamento ético são outras habilidades indispensáveis para a carreira em Direito.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Quais são as principais características de um bacharel em Direito?

Se você sente que essa graduação é ideal para você, provavelmente vai se identificar com as características abaixo. Conheça as qualidades que um bom bacharel em Direito tem!

Boa comunicação

Falar bem é essencial nessa área. Afinal, nas diversas carreiras jurídicas, é preciso ter organização de pensamento e boa exposição de argumentos. Somente assim o bacharel em Direito pode usar os mecanismos legais a seu favor.

A eloquência tem a ver com a capacidade de se expressar sem ocasionar dúvidas em quem ouve. Isso é fundamental, por exemplo, para que se estabeleça uma relação de confiança e transparência com clientes e instituições judiciais.

Capacidade de argumentação e persuasão

Além de saber se expressar corretamente, os formados em Direito são conhecidos por seu poder de convencimento. A habilidade de argumentação é especialmente importante para os que conseguem vencer o medo da prova da OAB e seguem na advocacia.

Leia também:  UniFOA +Social: Atividades e serviços serão oferecidos gratuitamente, na Praça Brasil, dia 27

Aqui, entra também o poder de persuasão, que funciona de modo distinto da argumentação, mesmo que as duas habilidades consistam no convencimento de terceiros. Nem toda persuasão é argumentativa: às vezes, a postura, o tom de voz e outras formas de expressão fazem parte de um perfil capaz de fazer com que outras pessoas concordem com sua posição.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma das habilidades comportamentais mais valorizadas no mercado de trabalho. No Direito, não é diferente. Aliás, saber regular de forma eficiente as próprias emoções é uma habilidade essencial para os profissionais dessa área.

Imagine a situação de um tribunal, por exemplo: você defenderá uma parte, mas terá que ouvir críticas e uma argumentação contrária à sua, certamente feita por outro excelente profissional. Assim, é necessário manter a calma e a autoconfiança — se você consegue ter a cabeça fria mesmo em situações desfavoráveis, já está no caminho certo.

Além disso, em alguns momentos da sua carreira, você pode se deparar com situações de injustiça que nem sempre estão dentro da sua alçada. Saber lidar com isso é muito importante.

Empatia e imparcialidade

Outras duas características do bacharel em Direito são a empatia e a imparcialidade. Ao ouvir um cliente, é importante que o profissional saiba realizar uma escuta ativa e sensível, ao mesmo tempo que assume um certo distanciamento para poder enxergar melhor informações valiosas para o caso.

Para os advogados, a empatia é especialmente importante. Pense que quando alguém recorre a um profissional para defendê-lo legalmente, é porque essa pessoa está em uma situação que provavelmente gera muito estresse e apreensão.