40ª Semana das Exatas destaca aprendizagem pela integração e experiência

semana

O campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, foi palco da 40ª Semana das Exatas, que uniu os cursos de Engenharia junto com Sistemas de Informação na organização e temática das atividades. A programação trouxe uma oportunidade única para os estudantes entrarem em contato com palestrantes de fora do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), como também por uma troca mais intensa de conhecimentos entre cada aluno, professores e egressos da instituição, que também destrincharam temas atuais durante a iniciativa.

Além disso, os discentes vivenciaram uma gama de aprendizados de áreas de atuação dos dois cursos, despertando grande curiosidade e o engajamento na ocasião:

“O evento pode proporcionar aos alunos informações atualizadas, conhecimentos e capacitações que poderão despertar novas ideias ou aplicações em TCCs, Projeto de Iniciação Científica, de Extensão e formação continuada. Isso permite que o aluno se mantenha alinhado às demandas da sua área de atuação e preparado para um mercado cada vez mais competitivo”, disse Érika Fraga, uma das organizadoras do evento.

Ao longo dos eventos, as atividades contaram com palestras ministradas por especialistas em cada tema escolhido para a semana das exatas, que aconteceram presencialmente, em Três Poços, e remotamente, pela plataforma Microsoft Teams. Eles expandiram os horizontes dos alunos a partir do compartilhamento de experiências em suas respectivas áreas de atuação, atraindo interesse dos estudantes dos dois cursos:

“Esse é um momento ímpar para nossos estudantes aprender com quem está no mercado e trocar ideias e experiências profissionais”, declarou o coordenador da Engenharia Civil, Sérgio Taranto, que ainda completou sobre os impactos da integração de conhecimentos e práticas dos cursos de Engenharia e Sistemas de Informação:

Leia também:  Em visita ao UniFOA, presidente da Unimed Volta Redonda oferece novas parcerias à Instituição

“Várias tecnologias digitais utilizadas pelos profissionais das Engenharias são desenvolvidas por profissionais de Sistemas de Informação. A troca de informações impactam na expansão dos conhecimentos e das oportunidades nas diversas áreas de atuação. A interdisciplinaridade é rica e o momento é ímpar em nossos cursos”.

Por meio dos aprendizados transmitidos pelos palestrantes, os alunos conseguiram compreender como as áreas da Engenharia e Sistemas de Informação se integram e de que forma ambas as partes tiram vantagens dessa colaboração. Programas utilizados pelos sistemas de informação, como Softwares da Autodesk e a Inteligência Artificial, são peças essenciais tanto na modelagem de projetos de construção, como também na modelagem estrutural de um edifício, por exemplo:

“Esses softwares e sistemas desenvolvidos por especialistas das áreas de computação podem ser aplicados em diversos campos das engenharias civil, mecânica e elétrica, entregando mais versatilidade nessas áreas. Outro exemplo são os próprios supervisores poderem usar desses artifícios para tomar a melhor decisão baseada em um apanhado de dados recolhidos por esses sistemas”, destacou o coordenador do curso de Sistemas de Informação, Carlos Eduardo, sobre como essa colaboração mútua traz mais versatilidade e agilidade para as empresas, enfatizando uma das possibilidades geradas.

A semana das exatas ainda cumpriu o papel de abrir os olhos dos estudantes para a aplicação de seus conhecimentos pela prática em situações reais, fora do Centro Universitário. Todas as atividades ampliaram os leques de possibilidades conhecidos pelo público, demonstrando os exemplos de áreas de atuação e o que há de mais moderno no mercado de trabalho, assim como explica Ítalo Rodrigues, também um dos organizadores da semana, sobre as vivências proporcionadas aos participantes dos eventos:

Leia também:  XV Congresso de Educação Física está com inscrições abertas; confira a programação

“A proposta era de realmente trazer a experiência de muitos profissionais que já atuam no mercado, proporcionando ao estudante um momento de troca, networking e aprendizagem. A ideia era de que o estudante passasse pela semana acadêmica e desenvolvesse a consciência de que as áreas tecnológicas são amplas e que eles precisam estar sempre investindo em sua formação continuada”, pontuou Ítalo, professor dos cursos das Engenharias Elétrica, Produção e Área Básica de Ensino – ABI, que ainda agradeceu outros participantes ativos na realização do evento, como forma de reconhecimento de um trabalho unido e organizado de toda a instituição:

“Quero agradecer enormemente aos setores da Agência de Comunicação Integrada, Divisão de Informática, Prefeitura do Campus Universitário Olezio Galotti, Supervisão de
Eventos, Supervisão de Marketing e Jornalismo e todas as equipes de apoio da Fundação Oswaldo Aranha pelo apoio para realização desse evento, além claro da equipe da secretaria do curso de Engenharia, composta pela Dalva Maria, Maria José Delgado e Kaike Feijo, que ajudaram a tornar tudo isso possível”.

A programação ainda contou com palestras de egressos do UniFOA, que apresentaram suas áreas de atuação, contaram suas vivências na profissão e prepararam ainda mais os estudantes para os desafios do mercado de trabalho. Rafael Mello, egresso de Engenharia Elétrica, que hoje trabalha com energia solar, afirmou que foi um grande prazer retornar à instituição para agregar ainda mais na formação de todos os estudantes:

Leia também:  Inovação e empreendedorismo em Sistemas de Informação

“Poder contar a minha história aqui, nessa ocasião, sobre como o UniFOA foi vital para a minha formação e o profissional que sou hoje, é um prazer enorme para mim, porque sei da importância dessa atividade. Acredito que consegui contribuir para o desenvolvimento acadêmico de todos, pois busquei inspirá-los a continuar com suas respectivas jornadas, que assim, se tornarão grandes profissionais”.

A semana das exatas é mais um grande sucesso do Centro Universitário de Volta Redonda no compromisso de entregar uma formação de qualidade aos seus estudantes. A premissa do UniFOA é formar agentes transformadores da sociedade no presente e futuro, graças à qualidade do ensino que é ofertado pela instituição:

“Todos os conhecimentos que estou adquirindo durante a iniciativa estão sendo fundamentais para a minha formação. O evento, com toda certeza, já esclareceu muitos questionamentos e curiosidades que tenho em diversas áreas. Sinto que estou no caminho certo da minha profissão”, contou Gabriel Carota, aluno do 9º período do curso de Engenharia Elétrica, acerca dos aprendizados enriquecedores obtidos por meio das atividades.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas