Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) assistidas pelo Centro de Reabilitação Carmem Vergetti Leite Franco de Pinheiral agora têm acesso a aulas semanais de natação terapêutica no campus Olezio Galotti, do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). O projeto, que visa promover o desenvolvimento físico e cognitivo dessas crianças, é fruto de uma parceria entre FOA/UniFOA, MRS Logística e a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
A ação atenderá sistematicamente 21 pacientes, divididos em três grupos por faixa etária — de 5 a 8 anos, 9 a 12 anos, e de 13 a 17 anos — com aulas de 40 minutos, sempre às sextas-feiras, na piscina aquecida da instituição. A proposta surge como resposta à baixa adesão de pessoas com TEA a práticas esportivas, causada pelas dificuldades de comunicação e interação social. Esse afastamento das atividades físicas pode acarretar comportamentos sedentários e contribuir para problemas como ansiedade, depressão, distúrbios do sono e outras complicações de saúde.
A natação terapêutica, nesse contexto, torna-se uma aliada poderosa, promovendo não apenas melhorias na saúde física, mas também avanços na socialização, concentração, autoestima e bem-estar emocional. Para o coordenador do curso de Educação Física do UniFOA, professor Silvio Vilela, o projeto é significativo em diversos aspectos: “A gente sabe que está aumentando o número de diagnósticos de autismo e precisamos contribuir com a qualidade de vida dessas crianças. Essa ação retorna para a sociedade como uma ajuda concreta da instituição, mas também potencializa a formação dos nossos estudantes, que ganham uma experiência prática diferenciada”.
O projeto conta com oito discentes do curso de Educação Física atuando como estagiários, sob supervisão e com orientação específica sobre o TEA e o perfil dos pacientes, com a professora Christian Junqueira. A parceria entre as instituições, segundo Silvio, também viabilizou toda a estrutura necessária para a execução do projeto ao longo do ano: “Foi graças à parceria com a prefeitura de Pinheiral e com a MRS Logística que conseguimos realizar o aquecimento da piscina e oferecer o atendimento contínuo. É gratificante ver as crianças chegando ao campus e participando ativamente”.
O Secretário de Saúde de Pinheiral, Everton da Silva Alvim, relembra o início da iniciativa: “Se eu não me engano, numa visita do professor Silvio Vilela ao nosso Centro de Reabilitação, falamos sobre o papel da Educação Física na área da saúde e discutimos possibilidades de terapia voltadas para crianças autistas. A partir daí, a semente foi plantada. A FOA já tinha uma ideia de valor necessário, e a Prefeitura ficou com a missão de buscar um parceiro. Apresentamos a proposta à MRS, e, após alinhamento, conseguimos concretizar essa entrega”.
Flávia Ferreira, supervisora do Centro de Reabilitação Carmen Vergetti Leite Franco, reforça o impacto da atividade na rotina dos pacientes: “Sabemos da importância da atividade física na vida das pessoas, e a natação veio para contribuir com o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional dos nossos assistidos. Este projeto foi pensado com muito carinho, e é um orgulho vê-lo se tornando realidade”. Segundo Flávia, os alunos do UniFOA receberam orientação prévia sobre o funcionamento do centro e sobre o vínculo essencial no cuidado com o paciente autista: “Expliquei o fluxo de atendimento, a importância das terapias integradas e a necessidade de criar laços para que o tratamento alcance bons resultados”.
O reflexo positivo da ação já é percebido pelas famílias. Pamela Valim, mãe de uma das crianças assistidas, contou emocionada sobre a empolgação da filha com a aula inaugural: “Ela ficou muito ansiosa. Eu criei uma rotina para ela entender que teria esse momento, e ela estava animada desde cedo. Para mim, como mãe, é gratificante ver que ela está se desenvolvendo, e espero que novas parcerias venham para somar”.
Ao unir educação, saúde e responsabilidade social, o projeto de natação terapêutica representa um marco na atenção ao público com TEA em Pinheiral, promovendo inclusão, formação acadêmica qualificada e um cuidado integral às crianças e suas famílias.







