Entre os dias 6 e 8 de agosto, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) realizou o Start MedVR 2025.2, programação de boas-vindas voltada aos ingressantes do segundo semestre do curso de Medicina. A iniciativa marcou o início da trajetória acadêmica dos estudantes do primeiro período com atividades de integração, apresentação da nova matriz curricular e orientações sobre ferramentas essenciais para a vida universitária.
Durante a programação, os ingressantes participaram de um tour guiado pela biblioteca e receberam instruções sobre o uso de recursos do portal do aluno, como CAIP, LXP, Teams e Sagres, plataformas que serão fundamentais no acompanhamento de aulas, conteúdos e informações acadêmicas.
A agenda incluiu também uma visita técnica ao Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA), possibilitando aos novos alunos conhecerem de perto a infraestrutura e o funcionamento de um hospital e a participação no projeto Samuzinho, que oferece noções iniciais sobre atendimento primeiros socorros de forma lúdica e educativa.
Para o diretor de ensino, professor Igor Dutra, o Start MedVR é uma oportunidade valiosa para que os estudantes entendam, desde o início, o que a instituição oferece e como será sua vivência acadêmica:
“Essa é uma ação de acolhimento para apresentar aos estudantes de primeiro período tudo o que a instituição disponibiliza e o que estamos preparando para tornar a experiência deles a melhor possível. No curso de Medicina, buscamos proporcionar contato com a maior variedade de consultas, procedimentos e ações em saúde desde cedo. É gratificante ver a empolgação e a vontade de aprender desses alunos e transformar essa energia em algo positivo para sua formação, tanto profissional quanto pessoal.”
A experiência foi marcante para quem está dando os primeiros passos na formação médica. Raylla Duarte, de 27 anos, advogada e agora estudante de Medicina, relatou que ingressar no curso representa a realização de um sonho adiado:
“Fazer Medicina sempre foi uma vontade, mas por questões da vida não foi possível antes. Agora estou encantada. Cada aula, cada momento e cada experiência aqui me aproximam mais desse sonho. Foi a primeira vez que conheci o Hospital H.FOA e achei a estrutura incrível. Essa imersão logo nos primeiros dias é muito valiosa, pois já nos coloca em contato com a realidade da profissão e com a humanização no atendimento.”
Outra ingressante, Ana Carolina Rodrigues, também advogada, destacou a importância dessa aproximação precoce com a prática médica:
“Já no terceiro dia de aula, tivemos contato com ambientes hospitalares e aprendemos sobre a postura do médico e a humanização no atendimento. Venho do Direito e sempre tive esse sonho. A vida familiar e a dedicação aos meus filhos acabaram adiando esse projeto, mas agora estou muito feliz por poder realizá-lo e orgulhosa por mostrar a eles que nunca é tarde para seguir um objetivo.”
A professora de acolhimento, Márcia Bastos, ressaltou o cuidado na elaboração da programação: “Iniciar uma nova etapa é sempre desafiador, especialmente quando se trata de um sonho tão grande como ingressar no curso de Medicina. A Semana de Start foi pensada com muito carinho e dedicação. Conseguimos realizar atividades diferenciadas, acolhedoras e inspiradoras. Foram dias de escuta, troca, integração e conexão, planejados para marcar esse início de forma positiva, humana e inesquecível”.
Com atividades dinâmicas e integradoras, o Start MedVR 2025.2 reforçou o compromisso do UniFOA em proporcionar uma formação acadêmica sólida, que alia teoria, prática e valores humanizados desde o primeiro contato dos futuros médicos com a instituição.