Por que a flexibilidade curricular é tão importante?

Seguindo a corrente das transformações no mundo, a educação superior caminha no rumo da flexibilidade curricular. Essa vertente possibilita ao aluno uma matriz menos engessada e aumenta a sua liberdade de escolha ao longo da trajetória formativa.

Ela acontece por meio da possibilidade de mudanças nas grades curriculares de uma graduação, permitindo a alternância entre atividades online e presenciais, além do direcionamento a atividades práticas.

Se você quer entender mais sobre a flexibilidade curricular e suas vantagens, continue lendo nosso post!

Aplicação prática

Com essa nova perspectiva de estudos, a relação professor e aluno passa por uma mudança importante. Agora, o responsável pelo ensino assume também uma função de orientação. Isso acontece principalmente nas disciplinas não obrigatórias, nas quais há maior autonomia do estudante para optar pelas experiências de maior interesse.

Nesse cenário, o formando tem a possibilidade de programar estudos mais coerentes com o seu momento profissional e pessoal, organizando a base curricular de acordo com a sua realidade.

Essa diversificação do plano de ensino motiva o aluno a ser mais participativo ao longo de sua graduação, além de contribuir significativamente para a redução dos altos índices de desistências no meio da educação superior.

Desenvolvimento profissional

A flexibilidade curricular permite o envolvimento do estudante em atividades variadas. Tais práticas trabalham no sentido de desenvolver habilidades e competências, não somente em áreas relacionadas à formação, como em aspectos emocionais e sociais.