Ainda inseguro sobre fazer um teste vocacional? Vamos conversar!

Escolher uma área de atuação é um dos principais desafios de quem pretende fazer faculdade. Ainda que seja impossível ter 100% de certeza sobre a carreira que devemos seguir, há maneiras de chegar perto dessa resposta. Uma delas é fazer um teste vocacional.

Você já deve ter visto outros estudantes discutindo sobre isso ou escutado o termo em algum lugar. Pois bem, se ainda tem dúvidas sobre a eficácia desse tipo de teste e suas vantagens, fique conosco e se informe!

O que são testes vocacionais?

São, basicamente, ferramentas que auxiliam na escolha profissional. Não é à toa que derivam da palavra “vocação”, que está relacionada a uma tendência do indivíduo para exercer determinadas atividades — de acordo com suas habilidades, aptidões e interesses específicos.

Como funcionam e para que servem?

Existem vários tipos de teste vocacional. O mais comum e rápido de fazer aparece na forma de questionário em sites ou aplicativos para estudantes. Nesses casos, basta acessar as páginas especializadas e selecionar os modelos que deseja responder.

Também há o teste vocacional feito com profissionais. Geralmente são psicólogos que realizam atendimentos focados em direcionamento de carreira. Trata-se de uma opção mais completa e, portanto, com maiores chances de acerto.

Independentemente do modelo, todo teste vocacional tem como objetivo levantar os níveis de interesse de uma pessoa sobre determinada área. Para isso, são avaliados aspectos como personalidade, competências e talentos natos.