Aprenda como elaborar um currículo criativo e completo

Na hora de buscar um emprego, é fundamental ter uma boa apresentação. Para isso, saber como elaborar um currículo que seja completo, organizado e atrativo faz toda a diferença. Assim, você chama a atenção dos recrutadores e fica mais perto da contratação.

Nesse sentido, não basta apresentar as informações mais importantes sobre você; é preciso demonstrar já nesse primeiro contato a eficiência, a credibilidade e a objetividade, que são muito valorizadas no mercado de trabalho.

Quer saber como elaborar um ótimo currículo e aumentar as suas chances de conseguir uma entrevista? Continue a leitura e confira dicas essenciais.

Ofereça informações completas

Ao preencher o currículo, é preciso inserir informações completas, que ajudem os recrutadores a conhecerem mais sobre você e a sua história profissional. O primeiro passo é oferecer dados atualizados, como:

• nome completo;
  • data de nascimento;
  • estado civil;
  • endereço;
  • dados para contato.

As informações sobre as suas experiências também devem trazer todas as referências. Para os cursos, por exemplo, é preciso especificar a sua duração e a instituição em que foram realizados. Da mesma forma, os empregos anteriores devem ter o tempo de atividade e as funções desempenhadas.

Respeite uma estrutura

O preenchimento desse documento de maneira organizada deve respeitar uma estrutura. O importante é que você siga uma hierarquia de informações, com destaque ao que está mais alinhado à vaga desejada. Uma sugestão de estrutura é a seguinte:

• cabeçalho — suas informações pessoais e para contato;
  • objetivos — área de atuação e pretensões para a carreira. Esse campo é essencial para quem está à procura do primeiro emprego;
  • qualificações — habilidades que fazem com que você esteja apto para a função;
  • formação acadêmica — graduações, pós-graduações, cursos profissionalizantes, entre outros;
  • conhecimentos técnicos — domina algum conhecimento que ajuda na função? Acrescente nesse campo;
  • experiência profissional — seus trabalhos anteriores;
  • idiomas — cursos e nível de proficiência em outros idiomas;
  • informações complementares — outros dados importantes, como intercâmbios etc.