Conheça 7 áreas de atuação do profissional de Ciências Contábeis

Durante a preparação para o vestibular, é normal ficar em dúvida sobre qual curso escolher. Uma alternativa para resolver esse problema é decidindo por uma opção que ofereça não só estabilidade financeira, como também uma gama de carreiras para seguir. Um exemplo é o curso de Ciências Contábeis.

Há quem pense que esse bacharel pode atuar apenas como contador, mas a verdade é que são várias as áreas de atuação de Ciências Contábeis. E o que é melhor: é possível conseguir a tão sonhada estabilidade financeira em todas elas.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar melhor como é o curso de Ciências Contábeis, quais são as 7 principais áreas de atuação para esse profissional, e por que escolher uma instituição de ensino de qualidade faz toda a diferença. Continue a leitura e confira!

Como é o curso de Ciências Contábeis?

Com duração média de 4 anos, a graduação em Ciências Contábeis é oferecida na forma de bacharelado, normalmente, com estágio obrigatório. O curso tem o objetivo principal de formar profissionais capacitados para trabalhar na gestão contábil de empresas e pessoas físicas. Por isso, permite ao graduado um vasto leque de oportunidades nas mais diversas áreas.

Durante a graduação, você entrará em contato não apenas com conceitos de Contabilidade Geral, como também de Legislação, Estatística, Análise de Investimentos e Administração, além de conhecer sobre o cenário financeiro e econômico, do país e do mundo.

Por lidar com o patrimônio de terceiros, esse profissional precisa ser extremamente responsável e ético, para evitar ao máximo os prejuízos por conta de erros na gestão contábil. Além disso, ele precisa ter um bom domínio dos cálculos, saber analisar planilhas, demonstrar uma boa organização com os documentos e manter seus conhecimentos atualizados — principalmente por conta das constantes mudanças nas leis.

Leia também:  6 tendências de design que todo estudante precisa conhecer

Quais são as principais áreas de atuação de Ciências Contábeis?

Se você achou interessante o curso de Ciências Contábeis e acredita que ele seja compatível com o seu perfil de estudante e os seus objetivos profissionais, aproveite para conhecer, a seguir, a principais áreas de atuação para esse bacharel!

1. Consultoria financeira

O consultor financeiro atua como um tipo de conselheiro para os gestores de uma empresa, analisando as finanças e apresentando possibilidades de melhorias e de investimentos. Por conta disso, precisa ter conhecimentos não apenas sobre contabilidade, mas também sobre comércio exterior, tributos, finanças etc.

Como esse é um profissional fundamental para o crescimento de um negócio, o mercado de trabalho está sempre com boas oportunidades para aqueles que apresentam uma boa formação, principalmente com especialização no assunto. Para essa área, experiência e conhecimento contam muito!

2. Controladoria

A Controladoria talvez seja o cargo mais alto ao que um contador pode chegar em uma empresa. Também conhecido por controller, esse profissional é uma espécie de gestor contábil, encarregado por analisar todas as informações financeiras da organização, informar aos demais gestores sobre o desempenho do negócio e apresentar um planejamento que viabilize o seu crescimento no futuro.

3. Auditoria

A área de Auditoria requer muita responsabilidade do profissional, pois é ela que vai analisar como os recursos financeiros de uma empresa foram utilizados. Há dois tipos de auditoria:

• a interna, quando o auditor é funcionário da companhia que está sendo auditada;
  • a externa, quando um profissional de fora é contratado para analisar os documentos.
Leia também:  Descubra como está o mercado de Administração!

Para algumas empresas, como as de capital aberto, contar com a auditoria é obrigatório por lei. Além de fazer essa análise sobre o uso dos recursos financeiros, o auditor pode dar dicas para que eles sejam mais bem aplicados.

4. Setor público

No setor público, o contador deverá analisar as finanças, garantir que os pagamentos de todas as contas estejam em dia, cuidar de orçamentos e patrimônios etc. Para conseguir o cargo, porém, será preciso ter a aprovação em concurso público.

A grande vantagem dessa carreira é a estabilidade profissional após os 3 anos de estágio probatório. A desvantagem, por sua vez, é que esse profissional não tem direito ao FGTS e tem mais dificuldade de conseguir aumentos salariais.

5. Exportação e importação

Se você busca por oportunidades de trabalhar com pessoas de outros países ou, até mesmo, viajar pelo mundo, a área de exportação e importação pode ser a ideal. Nela, o profissional terá que lidar com transações fiscais — como impostos e taxas —, negociações de compra e venda e questões aduaneiras.

6. Perícia contábil

O perito contábil é o profissional encarregado por investigar se os recursos financeiros de uma empresa — seja ela privada ou pública — estão sendo utilizados corretamente, de forma honesta e dentro das leis aplicáveis.

Em alguns casos, como em suspeitas de lavagem de dinheiro, desvios de verbas e fraudes fiscais, a investigação é solicitada diretamente pela Justiça.

7. Ensino

Por fim, se você gosta de transmitir seus conhecimentos aos demais, também é possível seguir uma carreira acadêmica, dando aulas em cursos técnicos, profissionalizantes ou de Ensino Superior. Porém, para isso, será preciso ter uma especialização em Educação, uma segunda graduação em Pedagogia ou um Mestrado.