Descubra como está o mercado de Administração!

Administração é um curso superior clássico que continua atraindo um grande número de estudantes. Isso porque é uma graduação que pode abrir muitas portas, permitindo a atuação profissional em diferentes áreas. A questão que você pode trazer em mente é: como está o mercado de Administração? Será que ainda vale a pena apostar nessa profissão?

A começar pelo fato de que a faculdade de Administração abre um vasto leque de opções, podemos dizer que sim, vale muito a pena investir nessa formação. Ainda mais se você já se identifica com o perfil de um administrador, revelando habilidades como organização, liderança, espírito de equipe, comunicação eficiente, entre outras.

Acompanhe este post na íntegra e descubra quais caminhos você pode seguir no mercado de Administração!

Qual é o cenário atual para quem se forma em Administração?

O graduado em Administração adquire conhecimentos amplos, o que garante versatilidade para atuar em diferentes ramos. Por consequência das múltiplas áreas de atuação, a empregabilidade também é boa para quem segue essa profissão.

O administrador pode trabalhar em pequenas e grandes empresas, em comércios, indústrias, instituições bancárias, setor público e organizações não governamentais. Outras opções interessantes são empreender em um negócio próprio e prestar consultoria.

Para os que preferem trabalhar em empresas, é possível se encaixar em diversos setores, como marketing, compras, financeiro, recursos humanos e logística. Além disso, o profissional de Administração tem boas chances de escalada na carreira, chegando a ocupar altos cargos de gerência e direção executiva em uma organização.

Mesmo nos momentos de crise econômica, um administrador preserva seu papel de importância no cenário empresarial com sua capacidade de otimizar custos, incentivar a equipe e melhorar a produtividade.

Leia também:  Educação a distância: mitos e verdades que você precisa conhecer

Veja algumas das áreas mais promissoras no mercado de Administração!

Recursos Humanos

O setor de RH é um dos mais importantes de uma empresa, pois cuida justamente da força motriz de uma organização: o capital humano. Pessoas com outras formações — Gestão de Recursos Humanos e Psicologia, por exemplo — também atuam nessa área, mas os administradores ainda têm seu lugar garantido.

Finanças

Ao lado dos profissionais de Ciências Contábeis, os formados em Administração têm o conhecimento necessário para atuar no setor financeiro de uma empresa. Suas atribuições incluem racionalizar investimentos, controlar despesas, precificar, gerir orçamentos, captar e aplicar recursos, fazer a gestão dos impostos, monitorar o faturamento etc.

Logística

O setor logístico segue em constate expansão, com um salto ainda maior nos últimos anos em razão do aumento das vendas no ramo de e-commerce. É uma das áreas mais aquecidas no mercado de Administração, onde o profissional atua com gerenciamento de estoque e distribuição de mercadorias, além de monitorar os serviços de transporte.

Marketing

Os administradores também encontram espaço na área de Marketing. Com as mudanças que a tecnologia trouxe para a sociedade, as estratégias tradicionais foram complementadas — algumas até suplantadas — pelo Marketing Digital. Nesse contexto, algumas das principais funções são de analista de e-commerce, gestor de mídias sociais, especialista em tráfego pago etc.

Planejamento estratégico

Trabalhar com planejamento estratégico é necessário para organizações que desejam manter resultados sustentáveis. Nessa função, o administrador elabora planos de ação para o alcance das metas da empresa em curto e longo prazo.

Leia também:  RH ou Administração: qual escolher?

Consultoria

O mercado de Administração também está favorável para quem almeja trabalhar como consultor. As ações desse profissional incluem analisar os processos de uma empresa e propor melhorias, visando ao aumento da produtividade e ao crescimento da organização.

Auditoria

Trabalhar com auditoria é outra opção que você encontra no mercado de Administração. O auditor é responsável por visitar empresas e assegurar que elas cumpram seus processos de acordo com normas técnicas e com a legislação.

Setor público

Concursos para trabalhar na administração pública são mais uma possibilidade de carreira para os administradores formados. Além dos bons salários, quem consegue uma dessas vagas garante estabilidade.

Como se destacar no mercado de Administração?

A graduação em Administração é o primeiro passo para conseguir emprego em uma das áreas que citamos, mas para ter mais chances de uma boa colocação, você precisa apresentar diferenciais. Afinal, existem muitas pessoas com diploma de curso superior, mas nem todas se destacam, e um das causas para isso é deixar de investir em qualificação.

Sendo assim, se você quer chegar mais longe como administrador, veja o que pode fazer!

Aprenda um novo idioma

Não é de hoje que sabemos sobre a importância de falar outros idiomas, não é mesmo? Para se destacar no mercado de Administração esse é um requisito importantíssimo, principalmente se você trabalhar em uma multinacional e precisar ter contato com clientes do exterior. A fluência no inglês ainda é uma das mais exigidas, mas conhecer outras línguas, como espanhol e alemão, também agrega muito ao currículo.

Leia também:  Confira os diferentes tipos de aprendizagem e saiba qual é o seu

Faça uma especialização

A faculdade é o começo de uma jornada, mas você não pode parar por aí. Candidatos com pós-graduação são ainda mais valorizados no mercado de trabalho. Os graduados em Administração podem fazer cursos de especialização e MBA em várias áreas, afunilando ainda mais seus conhecimentos.

Desenvolva mais habilidades

Um perfil profissional atrativo é construído com hard skills e soft skills, ou seja, são as habilidades técnicas e comportamentais que garantem um bom desempenho. As hard skills se referem ao conhecimento técnico adquirido na faculdade, bem como à experiência de trabalho. Já as soft skills são as características pessoais e interpessoais, como inteligência emocional, comunicação, assertividade, empatia, criatividade, entre outras.

Invista em networking

Os contatos certos abrem portas ou mostram a direção. Conhecer pessoas que trilharam um caminho bem-sucedido no mundo dos administradores é de grande valia para quem deseja se destacar.

Não se trata apenas de encontrar alguém que possa indicar você para uma vaga de trabalho, mas também de aprender com as estratégias dos outros. Para isso, vale a pena participar de eventos acadêmicos e corporativos. Vale lembrar que o seu networking começa com os colegas e professores da faculdade.

Enfim, para garantir seu espaço no mercado de Administração — e isso, claro, vale para as demais profissões — é fundamental sempre se manter atualizado. Afinal, o conhecimento adquirido na graduação é a base, mas o mercado de trabalho é dinâmico, o tempo todo surgem estratégias e ferramentas inovadoras, assim como profissionais altamente qualificados. Então, seja um deles!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas