RH ou Administração: qual escolher?

Escolher uma carreira é uma das tarefas mais difíceis da vida adulta. Para quem está em busca de uma formação generalista e que oferece várias oportunidades, há muitas dúvidas sobre optar por um curso de RH ou Administração. Ambos permitem uma rápida entrada no mercado de trabalho, além de contribuírem para o desenvolvimento de diversas habilidades necessárias para a gestão de negócios.

Contudo, há diferenças significativas que devem ser consideradas em sua avaliação. Ao conhecer um pouco mais sobre cada alternativa, você consegue identificar qual curso está mais alinhado às suas habilidades e objetivos.

Pensando nisso, organizamos um conteúdo detalhado sobre tais cursos e apresentamos algumas dicas para que você acerte na hora de escolher.

Como funciona o curso de RH?

A graduação em Gestão de Recursos Humanos pode ser uma ótima alternativa para quem está buscando uma boa colocação no mercado. Nesse sentido, é preciso compreender quais são as principais características do curso para saber se é adequado para você. Explicamos um pouco sobre ele, a seguir.

Características do curso

O curso de Gestão de Recursos Humanos pode ser encontrado na versão digital, sendo oferecido pela UniFOA. A duração dele é de 2 anos, representando uma ótima oportunidade para quem quer começar logo a trabalhar com uma boa remuneração.

Com a grade curricular do curso, você aprenderá muito sobre modelo de negócios, papel do gestor de RH, processos organizacionais, gestão de pessoas e muito mais. Desse modo, quando você conseguir entrar no mercado de trabalho, conseguirá desempenhar sua função tranquilamente.

Leia também:  Relação professor e aluno na faculdade: você sabe o que muda?

Perfil do estudante

O estudante de Gestão de Recursos Humanos, especialmente na versão digital, é representado por pessoas que desejam alavancar as carreiras e, para isso, estão buscando capacitações.

Vale lembrar que é necessário ter disciplina para aproveitar o curso. Isso porque ele conta com encontros ao vivo e aulas gravadas que vão dar base para a atuação no mercado. Além disso, possibilita o networking necessário para o desenvolvimento pleno dos estudantes.

Mercado de trabalho

Há várias possibilidades no mercado de trabalho para quem cursa Gestão de Recursos Humanos. Entre as alternativas estão:

  • Consultoria de RH;
  • Analista de Recursos Humanos;
  • Assistente de Departamento Pessoal;
  • Diretor de Recursos Humanos;
  • Gestor de Recrutamento e Seleção.

Muitos desses cargos são de liderança e podem render uma boa remuneração. Além disso, há diversas pós-graduações que complementam o conhecimento e facilitam a sua jornada rumo ao cargo dos sonhos.

Como funciona o curso de Administração?

Apesar de possibilitar atuação em algumas das funções de quem se forma em Gestão de RH, o curso de Administração é mais completo e permite a atuação em outros setores, além dos citados. Porém, isso não quer dizer que um é melhor que o outro. É preciso avaliar suas pretensões e objetivos.

A seguir, destacamos um pouco mais do curso de Administração para esclarecer as diferenças entre as opções e te ajudar na escolha. Confira!

Características do curso

Também está disponível na UniFOA o curso de Administração digital, podendo ser uma alternativa interessante para a sua carreira. Essa graduação tem duração de 4 anos e pode te preparar para diversas situações.

Leia também:  Passo a passo: como descobrir a minha profissão?

Por exemplo, você aprenderá sobre planejamento, organização e gerenciamento de empresas. Além disso, pode desenvolver habilidades relacionadas ao empreendedorismo e ao setor público.

Perfil do estudante

O perfil do estudante de Administração está ligado a um indivíduo pró-ativo e que gosta de aprender. A sua formação é mais generalista e pode possibilitar a atuação em diversas áreas, podendo ser uma alternativa interessante para quem ainda não decidiu a profissão.

Além disso, o curso também é apropriado para quem tem uma mentalidade de crescimento e deseja alcançar uma carreira de sucesso. Há várias possibilidades para atuar e se desenvolver com essa graduação.

Mercado de trabalho

Assim como no caso de Gestão de Recursos Humanos, um profissional formado em Administração tem várias possibilidades no mercado de trabalho, como:

  • gestor financeiro;
  • gestor de marketing;
  • auditoria;
  • logística;
  • setor público;
  • empreendedorismo.

Como você pode ver, as possibilidades são bastante amplas. Além disso, há cargos com remunerações bem interessantes.

Como escolher o curso ideal entre RH e Administração?

A escolha entre os cursos de Recursos Humanos (RH) e Administração pode depender de vários fatores, tais como seus interesses pessoais, objetivos de carreira, habilidades e aspirações futuras. Veja, a seguir, quais fatores podem contribuir para sua escolha.

Autoconhecimento

Antes de dar qualquer passo em direção a sua formação, é necessário avaliar seus interesses, paixões, objetivos e metas profissionais. Faça perguntas que permitam identificar qual área está mais alinhada ao seu estilo de vida. Esse autoconhecimento é muito importante na hora de dar o primeiro passo em qualquer uma das áreas.

Pesquisa de carreira

Outro aspecto para considerar se refere às oportunidades de carreira de ambas as áreas. Identifique como é a rotina e as perspectivas de carreira para cada uma dessas formações, além de verificar as vagas disponíveis para sua região. Também é importante conhecer as possibilidades de aprofundamento e evolução profissional que cada uma oferece.

Leia também:  Como a síndrome do impostor nos estudos pode me afetar?

Contato profissional

Uma das melhores formas de esclarecer suas dúvidas é por meio do contato com profissionais que trabalham em RH e Administração. Isso permite conhecer a realidade de quem já vive essa rotina, além de conhecer de perto quais os desafios que você pode enfrentar em cada uma delas.

Para esse tipo de contato, é possível usar as redes sociais, feiras de profissões, eventos da área e até mesmo e-mails diretamente para pessoas que ocupam tais cargos.

Habilidades desenvolvidas

Também é importante verificar quais habilidades você quer desenvolver. Enquanto o curso de Administração é responsável por ampliar sua capacidade de liderança, gestão e planejamento, o curso de RH contribui para aprender sobre gestão de equipes, comunicação e legislação trabalhista, por exemplo.

Entendeu como escolher entre RH ou Administração? Ambos os cursos podem proporcionar carreiras incríveis para você. Por isso, avalie quais são os seus objetivos e siga as nossas dicas para fazer uma escolha apropriada para o seu perfil. Vale ainda contar com uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e que ofereça educação de qualidade.

Quer começar a trilhar um caminho profissional de sucesso? Então, entre em contato conosco e entenda mais sobre como começar um desses cursos!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas