Não passei no vestibular: e agora? Quais as opções?

A sensação de checar a lista de aprovados da faculdade e concluir “não passei no vestibular” é indescritível! Não é nada fácil ver que todo o esforço do ano não deu o resultado esperado, mas saiba que há vida depois da reprovação.

Agora não é momento de desistir, mas de se organizar para uma nova batalha. Você pode ver esse obstáculo como uma oportunidade para crescer. Assim, a comemoração vai ser ainda mais especial. Quer saber como conseguir isso? Acompanhe nossas dicas!

Aceite o fato

A primeira coisa que você precisa fazer nessa situação é aceitar a realidade. Não vai adiantar nada ficar remoendo o que deu errado e perder tempo se lamentando. Tudo bem ficar decepcionado, mas não deixe que esse sentimento o distraia do objetivo: passar no vestibular.

Então, encare a realidade de não ter sido aprovado e siga em frente. Afinal, uma reprovação não é o fim do mundo e isso não o define como pessoa. O fato é que muitos estudantes são reprovados no vestibular e, dessa vez, aconteceu com você. Na próxima, o resultado pode ser diferente.

Equilibre seu emocional

A capacidade de superar as dificuldades e encarar os desafios com otimismo é essencial para realizarmos nossos sonhos. Não deixe que uma prova defina todo o seu futuro — encare o vestibular apenas como um passo necessário para a conquista do seu objetivo.

É normal sentir frustração e culpa nesse momento, mas seja acolhedor consigo mesmo e evite alimentar a angústia. Esses sentimentos são importantes para entender o que deu errado e repensar caminhos, mas eles não devem paralisar você.

Reconheça seu esforço

É importante ter em mente que, mesmo sem ter passado no vestibular, você se dedicou para a prova. Lembre-se de todas as horas que ficou debruçado sobre os livros, todas as páginas cheias de cálculos matemáticos. Você se esforçou e merece ser reconhecido por isso.

Leia também:  9 dicas importantes de como fazer uma boa redação no vestibular

Agora, o momento é de avaliar o que não funcionou da primeira vez, mesmo com todo o esforço. Talvez seja o caso de encontrar novas maneiras de estudar — algumas pessoas absorvem melhor os conteúdos se lerem em voz alta, enquanto outras preferem escrever resumos, por exemplo. Talvez você precise apenas de uma nova estratégia.

Fale abertamente com alguém que você confia

Se começar a se sentir pressionado pela obrigação de passar no próximo vestibular, lembre a si mesmo de que o seu maior dever é consigo mesmo, não com os outros. Por isso, não fique pensando nos seus amigos que eventualmente foram aprovados. Foque em você e no seu futuro.

Ainda assim, vale a pena conversar com alguém de confiança sobre as suas frustrações. Pode ser um familiar, um amigo ou até mesmo um professor de quem você era mais próximo no Ensino Médio. Muitas pessoas estão do seu lado, torcendo pelo seu sucesso e prontas para apoiá-lo nessa jornada.

Recomece os estudos

Pense que o ano que passou não foi tempo perdido. Você já estudou bastante e construiu uma boa base de conhecimentos. Agora, não é preciso iniciar sua preparação do zero — você pode partir do que já aprendeu até aqui.

Avalie o ano que passou e foque seu esforço nas matérias que você teve mais dificuldade. Os assuntos que você mais domina podem ser menos estudados agora, mas é importante fazer exercícios para manter o conteúdo na memória.

Leia também:  Conheça quais sãos os critérios de avaliação da redação Enem

Monte um bom cronograma de estudos e seja determinado. Para potencializar seus métodos de estudo, busque um cursinho de qualidade. Peça apoio aos professores e esclareça todas as suas dúvidas.

Troque experiências

Obviamente, você não é o único a não ter passado no vestibular. Outros estudantes estão na mesma situação e, assim como você, eles também se esforçaram muito para a prova, ainda que não tenha dado certo dessa vez.

Então, que tal trocar experiências com eles? Vocês podem até montar um grupo de estudos para ajudarem uns aos outros, de modo que cada um tire as dúvidas dos colegas sobre os assuntos que mais domina. Desse jeito, o suporte mútuo vai contribuir para que alcancem o resultado que esperam no próximo vestibular.

Conheça melhor a área de atuação desejada

Se você ainda está com a sensação ruim de “não passei no vestibular”, aproveite para conhecer mais profundamente a profissão que você quer seguir. Além de ajudar nos estudos, essa é uma maneira de aumentar sua motivação para mais um ano.

Identifique quais são as matérias mais importantes para sua área de atuação e dedique mais tempo a elas. É importante dominar esses conteúdos básicos não apenas para o vestibular, mas para o seu progresso na graduação.

Procure um emprego de meio período

Muitos jovens ficam angustiados em continuar estudando por anos seguidos. Uma boa ideia pode ser trabalhar por meio período. Dessa forma, você se familiariza com o mercado de trabalho, ganha dinheiro e se motiva para começar a graduação.

Quem pensa em cursar Pedagogia ou Letras, por exemplo, pode aproveitar para dar aulas particulares ou trabalhar em locais onde tenha contato com crianças. A experiência prática também traz conhecimentos interessantes para ser usados tanto no vestibular quanto na faculdade.

Leia também:  O que é a nota mínima no Enem? Descubra agora!

Mantenha o foco no seu objetivo

Já que você não está mais no Ensino Médio, pode parecer difícil manter uma rotina de estudos. Sem frequentar aulas, fica a impressão de que há tempo de sobra para estudar para o vestibular, mas não é bem assim. Além de um possível novo trabalho, outras atividades acabam surgindo para ocupá-lo.

Por esse motivo, é fundamental que você não perca o foco. É claro que você não precisa deixar de se divertir completamente, mas o melhor é evitar muitas festas e passeios. O segredo é saber qual é a sua prioridade — afinal de contas, você não quer ter, de novo, aquele pensamento de “não passei no vestibular”, não é?

Não desista

Essa é a dica mais importante para quem não passou no vestibular. Não largue os seus sonhos pelo caminho! Com certeza, você é capaz de se organizar novamente e ser bem-sucedido na próxima prova.

Encare esse desafio de frente e se mantenha motivado para cursar a faculdade que você quer. Você pode utilizar a experiência até aqui para estudar mais e melhor agora, conseguindo um bom rendimento.

Depois do choque de pensar “não passei no vestibular”, é hora de superar a frustração e tentar de novo. Por mais que pareça difícil, a sensação de ver o seu nome na lista de aprovados vai fazer todo o esforço valer a pena. Acredite!

Gostou deste post? Quer ajuda para estudar? Veja nosso texto com 5 dicas para se preparar para as provas!

nao passei no vestibular

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas