Não passei no vestibular: e agora? Quais as opções?

A sensação de checar a lista de aprovados da faculdade e concluir “não passei no vestibular” é indescritível! Não é nada fácil ver que todo o esforço do ano não deu o resultado esperado, mas saiba que há vida depois da reprovação.

Agora não é momento de desistir, mas de se organizar para uma nova batalha. Você pode ver esse obstáculo como uma oportunidade para crescer. Assim, a comemoração vai ser ainda mais especial. Quer saber como conseguir isso? Acompanhe nossas dicas!

Aceite o fato

A primeira coisa que você precisa fazer nessa situação é aceitar a realidade. Não vai adiantar nada ficar remoendo o que deu errado e perder tempo se lamentando. Tudo bem ficar decepcionado, mas não deixe que esse sentimento o distraia do objetivo: passar no vestibular.

Então, encare a realidade de não ter sido aprovado e siga em frente. Afinal, uma reprovação não é o fim do mundo e isso não o define como pessoa. O fato é que muitos estudantes são reprovados no vestibular e, dessa vez, aconteceu com você. Na próxima, o resultado pode ser diferente.

Equilibre seu emocional

A capacidade de superar as dificuldades e encarar os desafios com otimismo é essencial para realizarmos nossos sonhos. Não deixe que uma prova defina todo o seu futuro — encare o vestibular apenas como um passo necessário para a conquista do seu objetivo.

É normal sentir frustração e culpa nesse momento, mas seja acolhedor consigo mesmo e evite alimentar a angústia. Esses sentimentos são importantes para entender o que deu errado e repensar caminhos, mas eles não devem paralisar você.

Reconheça seu esforço

É importante ter em mente que, mesmo sem ter passado no vestibular, você se dedicou para a prova. Lembre-se de todas as horas que ficou debruçado sobre os livros, todas as páginas cheias de cálculos matemáticos. Você se esforçou e merece ser reconhecido por isso.

Leia também:  Quais os principais desafios e benefícios de morar em república?

Agora, o momento é de avaliar o que não funcionou da primeira vez, mesmo com todo o esforço. Talvez seja o caso de encontrar novas maneiras de estudar — algumas pessoas absorvem melhor os conteúdos se lerem em voz alta, enquanto outras preferem escrever resumos, por exemplo. Talvez você precise apenas de uma nova estratégia.

Fale abertamente com alguém que você confia

Se começar a se sentir pressionado pela obrigação de passar no próximo vestibular, lembre a si mesmo de que o seu maior dever é consigo mesmo, não com os outros. Por isso, não fique pensando nos seus amigos que eventualmente foram aprovados. Foque em você e no seu futuro.

Ainda assim, vale a pena conversar com alguém de confiança sobre as suas frustrações. Pode ser um familiar, um amigo ou até mesmo um professor de quem você era mais próximo no Ensino Médio. Muitas pessoas estão do seu lado, torcendo pelo seu sucesso e prontas para apoiá-lo nessa jornada.

Recomece os estudos

Pense que o ano que passou não foi tempo perdido. Você já estudou bastante e construiu uma boa base de conhecimentos. Agora, não é preciso iniciar sua preparação do zero — você pode partir do que já aprendeu até aqui.

Avalie o ano que passou e foque seu esforço nas matérias que você teve mais dificuldade. Os assuntos que você mais domina podem ser menos estudados agora, mas é importante fazer exercícios para manter o conteúdo na memória.