Entenda por que vale a pena investir na carreira de jornalismo

Se você está pensando em seguir a carreira de jornalismo, mas ainda não tem total certeza de que essa é a melhor escolha para o seu futuro profissional, este post foi feito para você! Hoje, vamos mostrar alguns bons motivos para convencê-lo de que vale a pena fazer jornalismo e entrar de cabeça no universo da comunicação. Confira!

Você terá a oportunidade de ampliar seus conhecimentos

Para os profissionais que têm a curiosidade, o gosto pela leitura e pela escrita como características primordiais, a possibilidade de aprender coisas novas todos os dias é um dos principais motivos que fazem a profissão valer a pena.

E, no dia a dia de trabalho como jornalista, você terá a chance de conhecer lugares diferentes, de descobrir novas visões de mundo, além de ter contato com diversos tipos de pessoas e acontecimentos para construir pautas mais interessantes e aprofundadas.

É uma área em constante transformação

As mídias tradicionais como a televisão, o jornal e as revistas ainda não perderam a sua força. No entanto, a criação e o crescimento de outros meios de difusão de notícias, principalmente no meio online, têm trazido diversas mudanças para a profissão dos jornalistas.

Nesse cenário, surgem novos campos de estudo e também de trabalho, abrindo espaço para novas — e bastante promissoras — oportunidades de atuação para os futuros profissionais.

Existem diversas possibilidades de atuação

A profissão do jornalista é altamente dinâmica e vai muito além das redações de jornal e reportagens para a televisão. Abaixo, você poderá conferir algumas das possibilidades de atuação que essa carreira oferece:

Leia também:  4 profissões do futuro na área da saúde que você deve conhecer

Assessoria de imprensa

O profissional dessa área é responsável por criar a ponte entre o seu cliente e a imprensa, promovendo e facilitando a comunicação entre eles.

Comunicação digital

Esse é um dos nichos mais modernos do jornalismo e está ligado à produção de conteúdo para mídias online como sites, blogs, revistas digitais e redes sociais.

Comunicação institucional

Nesse segmento, o jornalista elabora estratégias e meios que facilitem a comunicação da empresa com seus colaboradores, fornecedores e clientes.

Edição

A principal função desse profissional é adaptar a notícia ao meio em que ela será veiculada, decidindo fatores que vão desde a escolha dos formatos e estilos de texto até a seleção de imagens e efeitos sonoros.

Fotojornalismo

É a área ideal para quem tem um talento especial para a fotografia e abrange o trabalho dos profissionais que registram personalidades, eventos e fatos do cotidiano, compondo o material que será utilizado para ilustrar reportagens e documentários.

Pauta

Nesse departamento, se encontram os profissionais que definem os conteúdos a serem abordados nas diferentes publicações e programas jornalísticos.

Reportagem

Nessa área, que é uma mais conhecidas do jornalismo, os profissionais devem buscar acontecimentos que gerem notícia, apurar a veracidade dos fatos, entrevistar pessoas e reunir as informações que serão divulgadas nos diversos meios.

Gostou do nosso post e está convencido de que vale a pena fazer jornalismo? Então, confira agora o nosso post com as melhores faculdades de jornalismo: 5 dicas para escolher a melhor, e fique por dentro das informações necessárias para escolher uma boa instituição de ensino e dar o primeiro passo para a sua carreira de sucesso.

Leia também:  Quer trabalhar com redes sociais? Leia este post e saiba como!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas