Quais os assuntos de Biologia que mais caem no Enem?

Saber os assuntos de biologia que mais aparecem no Enem é muito importante para a conquista de uma boa nota. Afinal de contas, para conseguir a tão sonhada vaga em uma universidade é preciso conseguir uma pontuação elevada. Portanto, nenhuma disciplina pode ser esquecida.

Se tratando de Ciências Biológicas o conteúdo é bem extenso. É preciso dominar tópicos que passam pela Ecologia e a Genética. Além disso, é preciso ter uma boa capacidade de interpretação para conseguir resolver as questões corretamente, sobretudo, se seu sonho for cursar Medicina, por exemplo.

Para que você saiba por onde começar seus estudos, criamos este artigo com algumas dicas essenciais sobre os assuntos de Biologia que mais caem no Enem. Após a leitura, temos certeza que a organização para seus estudos será mais fácil. Pronto para começar? Então, continue sua leitura até o final!

1.Ecologia

Ecologia é um dos temas que mais caem no Enem. Por isso, sua atenção deve ser redobrada nos estudos. Muitas questões de Ecologia estão relacionadas com o Aquecimento Global e outras alterações climáticas provocadas pelo homem. Logo, esse é um bom ponto de partida para você estudar.

Foque seus estudos em temas como:

• os Biomas e Ecossistemas que temos no planeta;
  • a ação do Efeito Estufa;
  • o impacto da cadeia alimentar no meio ambiente;
  • como funciona o Ciclo Biogeoquímico da vida;
  • como funciona a Pirâmide Ecológica.

Por exemplo, saber mais sobre a Mata Atlântica é fundamental para conseguir compreender a preocupação atual com o desmatamento e outras alterações no clima de várias regiões do mundo, incluindo o Brasil.

Leia também:  Mestrado ou pós graduação: como escolher?

Outros tópicos sobre o meio ambiente também podem surgir ao longo da avaliação. Questões relacionadas à Reciclagem e Sustentabilidade não são incomuns. Por isso, não deixe de estudar cada um desses pontos que mencionamos acima para conseguir uma boa nota.

2.Fisiologia Humana

Fisiologia Humana é uma matéria que assusta muitos alunos. Ela não é uma das mais fáceis e, com certeza, existem conteúdos que podem ser bem desafiadores. Em outras palavras, essa é a área do conhecimento que explica como nossos órgãos funcionam e interagem entre si.

Acima de tudo, é preciso conhecer e entender:

• todos os principais sistemas do nosso corpo (como sistema respiratório, sistema digestório, sistema circulatório e assim por diante);
  • saber como os sistemas interagem entre si;
  • e as patologias mais comuns em cada um deles.

Infelizmente, não há atalhos e nem um apanhado geral do que pode surgir ao longo da sua prova do Enem. Entretanto, é muito comum que nas questões caiam um tipo de patologia em algum dos sistemas que mencionamos.

Por exemplo, em provas passadas podemos observar questões sobre diabetes e problemas nos rins. Entender mais sobre esses problemas — além dos mecanismos principais de cada sistema — pode ser determinante na hora da prova.

3.Citologia

A Citologia é o estudo das células. Aqui, é preciso que o aluno consiga identificar as diferenças entre uma célula animal e a vegetal. Além de ser capaz de compreender todas as organelas que interagem entre si para a manutenção da vida.

Leia também:  O uso dos porquês e outras dúvidas: o manual completo para você se dar bem no Enem!

Não existe segredo: a metodologia de estudo deve ser similar à Fisiologia Humana. O ideal é começar com as informações mais básicas. Em seguida, ir progredindo para os tópicos mais complexos, que envolvem metabolismo e outras questões energéticas do organismo animal e vegetal.

Uma boa ordem a ser seguida nos estudos é:

• começar pelas estruturas mais básicas da célula;
  • compreender as principais diferenças entre a célula animal e vegetal;
  • observar as principais as mudanças entre os organismos unicelulares e pluricelulares;
  • conhecer as células procariontes e eucariontes;
  • e identificar algumas das principais funções metabólicas das organelas e das células como um todo.

Seguindo esse pequeno planejamento, você já terá um domínio razoável sobre o tema e estará com uma boa base para começar a fazer exercícios e resolver questões importantes sobre citologia.

4.Genética

Genética é outra área de estudo de grande interesse. Praticamente todos os anos surgem questões sobre o tema. Em suma, a genética é o estudo da passagem de características por meio da hereditariedade. Entender como ela pode impactar nossa vida é muito importante.

Aliás, é preciso ressaltar que essas características podem ser tanto na aparência (como cor dos olhos, do cabelo etc.) como em questões mais intrínsecas ao homem ou qualquer outro animal. Alguns tópicos para você se estudar são:

• a história básica da Genética (Mendel);
  • o que são genes;
  • o que é DNA;
  • o que é fenótipo e genótipo;
  • o que é Mutação Genética;
  • como acontece a passagem das características hereditárias;
  • e as principais Síndromes Genéticas e dos Cromossomos;